Estados Unidos e China fecham acordo de queda de tarifas de TICs


Os governos dos Estados Unidos e China fecharam hoje acordo para a queda de tarifas de uma vasta gama de produtos de tecnologia da informação produzido pelos dois países.  Conforme a previsão dos analistas, o acordo engloba um mercado de US$ 1 trilhão.

Este acordo permitirá a conclusão das negociações do Acordo de Tecnologia da Informação (ITA, em  inglês) que está parado há 17 anos na Organização Mundial do Comércio.

PUBLICIDADE

Estão incluídos nesta redução tarifária vários equipamentos médicos, consoles de vídeo-games, semicondutores, GPS, entre outros.

O avanço permitiria a “rápida conclusão” sobre as negociações para ampliar o Acordo de Tecnologia da Informação (ITA, na sigla em inglês) na OMC, em Genebra, no final deste ano, informou o representante comercial dos Estados Unidos, Michael Froman, nesta terça-feira

O ITA, que entrou em vigor em 1997, envolve agora mais de 4 trilhões de dólares em comércio anual, de acordo com o governo dos EUA.

Participantes do ITA comprometeram-se em eliminar as tarifas sobre itens como computadores e software de computador, equipamentos de telecomunicações e outros produtos de tecnologia avançada. ( com agências internacionais).

Anterior CCT do Senado aprova o PL das antenas
Próximos Após guinada, expansão é foco da Nokia para a AL