Ericsson une-se à AT&T Smart Cities Alliance

A empresa aprofunda negócios com a segunda maior operadora móvel dos Estados Unidos em IoT.

A Ericsson fará parte da AT&T Smart Cities Alliance, grupo de empresas que vem desenvolvendo tecnologias para construir cidades inteligentes usando as inovações em internet das coisas (IoT). As inovações será usadas em cidades dos Estados Unidos, com foco em infraestrutura, engajamento dos cidadãos, transporte e segurança pública. As empresas não revelaram valores ou cronograma para lançamento de produtos.

Esta não foi a única parceria da fornecedora com a AT&T anunciada durante CES 2016, feira que acontece ao longo desta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Ericsson e a operadora lançaram uma solução de WiFi automotivo, que transforma o carro em um hotspot a partir de um link LTE. 

Outra parceria diz respeito a testes de campo com a AT&T para soluções de água conectada em Atlanta. O piloto monitora remotamente a qualidade da água da cidade. A tecnologia de monitoramento foi desenvolvida por estudantes universitários em um concurso patrocinado pela Ericsson.  A AT&T fornecerá toda a conectividade wireless para os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) utilizados.

A compahia sueca afirma, ainda, que a AT&T é a primeira operadora a contratar o software Networks 17A, lançado ontem, para a gestão de conexões IoT. O software de rede introduz IoT de banda curta (NB-IoT) à infraestrutura de rede LTE existente. Além disso, o software de rede introduz funcionalidades que economizam energia para NB-IoT e LTE-M, permitindo que a bateria do dispositivo tenha uma vida útil de mais de 10 anos. Não foram revelados valores do acordo.

Com a concorrente Verizon, maior operadora do país, a Ericsson desenvolve IoT desde 2014. Parceria que permanece ativa ao longo deste ano. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529