Ericsson e Orange testam LTE-Advanced em 3,5 GHz, na França


A Ericsson e a operadora francesa Orange conseguiram realizar transmissão de dados usando LTE-Advanced FDD no espectro de 3,5 GHz (3,4-3,6 GHz). O teste aconteceu entre outubro e novembro, na rede de Bordeaux e teve aval do regulador francês (Arcep). Os equipamentos utilizados, fabricados pela fornecedora sueca.

As empresas alcançaram velocidade de transmissão de dados de 300 Mbps no laboratório da Orange, em Paris, usando a faixa de 3,5 GHz agregada à banda de 2,6 GHz. Segundo as empresas, o teste foi suficiente para provar o potencial de uso do 3,5 GHz para complementar a capacidade da banda larga móvel.

A segunda fase, ocorrida em Bordeaux, contou com estações radiobase (ERB) em dois sites no centro da cidade. Os técnicos das empresas realizaram o streaming de diversos serviços para monitorar a performance da rede entre a ERB e o protótipo do telefone celular. Eles mediram as velocidades obtidas com e sem agregação da faixas. Segundo as empresas, o resultado foi velocidade de 150 Mbps à distância de 700 metros, com o 3,5 GHz. Agregando-se a faixa de 2,6 GHz, as empresas conseguiram dobrar a velocidade, obtendo o mesmo resultado do laboratório. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Marco Civil faz Google apoiar operação Lava Jato
Próximos Google recebe multa de 15 mi de euros de agência alemã