Empresas vão enviar 254 bilhões de mensagens via OTTs em 2027

Mensagens OTT devem crescer mais de 170% até 2027 segundo pesquisa realizada por Juniper Research. O mercado deve desbancar mensagens SMS.

Crédito: Freepik

Estudo divulgado pela Juniper Research apontou que o tráfego de mensagens comerciais por OTTs (Over the top) aumentará de 93 bilhões em 2023 para 254 bilhões em 2027. Segundo a pesquisa, esse crescimento de mais de 170% acontecerá devido a disponibilidade de APIs de mensagens OTT e modelos de preço competitivos. 

As mensagens OTT são as transmitidas via aplicativos, em vez de seguir pelo serviço de SMS ou RTS das operadoras celulares.

Segundo a Juniper, as empresas vêm adotando a mensageria OTT por entender que esse formato de divulgação não depende terceiros, podendo ser feito de forma direta da empresa para o consumidor.

Outras vantagens percebidas pelas empresas, diz a consultoria, são o atendimento mais personalizado e a utilização de chats como o WhatsApp para contato rápido com o consumidor. 

O aumento da demanda virá com aumento da disponibilidade de banda larga, o que resultará em queda nos preços e crescimento do mercado de mensageria OTT. Outros meios de comunicação, como mensagens SMS entre comprador e vendedor, tendem a perder espaço. 

A autora da pesquisa, Elisha Sudlow-Poole, explica: “a volatilidade nos preços de mensagens comerciais SMS no atacado oferece uma oportunidade para as plataformas de mensagens OTT aumentarem sua receita, oferecendo estabilidade para plataformas CPaaS ao negociar assinaturas de tráfego com empresas”.

O relatório prevê o aumento da segurança nas mensagens OTT, e com esta seguridade fornecida atraindo ainda mais usuários corporativos que alavancam o segmento. O destaque é a possibilidade de efetuar conversas com o consumidor por canais verificados, evitando fraudes e confusões no negócio.

O relatório também identificou que o aumento do processamento e os sistemas rígidos de verificação de canal dos aplicativos de mensagens serão essenciais para garantir que as comunicações não sejam “suscetíveis à mesma atividade fraudulenta encontrada em canais como SMS”. 

Os sistemas tendem a evoluir, garante, com as plataformas CPaaS ampliando os recursos de segurança, incluindo prevenção de fraude baseada em inteligência artificial. (Com assessoria de imprensa)

Ettory jacob é estagiário de  jornalismo da Momento Editorial.

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Ettory Jacob*

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