Empresas brasileiras sofrem mais com ataque cibernético, aponta estudo.


Ataques cibernéticos já estão no topo das preocupações das empresas. É o que mostra a pesquisa da British Telecom (BT), realizada até maio deste ano, em organizações de 11 países. O estudo mostra que  41% das empresas ouvidas foram atingidas por ataques DDoS (Distributed Denial of Service) durante o ano passado, e três quartos delas (78%) foram, nesse período, alvos desse tipo de ataque por duas vezes ou mais.

Os ataques DDoS são uma das principais preocupações de quase três quartos das organizações brasileiras (74%), número bem maior do que a média global, que é de 58%. O estudo da BT aborda a percepção sobre essa questão e o nível de preparação para reagir aos ataques DDoS dos executivos de TI de organizações em 11 países e regiões em todo o  mundo. Ele revela que, embora a maioria das organizações brasileiras (68%) conte com um plano de resposta para ataques DDoS, apenas um quarto delas acredita dispor de recursos suficientes para neutralizar o ataque (26%).

Em todos os países onde a pesquisa foi realizada, quase seis em cada dez (59%) dos entrevistados concordam que os ataques DDoS estão se tornando cada vez mais eficientes no que toca a burlar as medidas de segurança de TI. Hoje frequentemente adotam-se ataques híbridos, ou multi-vetoriais, com táticas que se utilizam de diferentes plataformas. Esses ataques aumentaram em 41% durante o ano passado.

PUBLICIDADE

Mark Hughes, presidente da BT Security, explica que “os ataques DDoS têm evoluído significativamente nos últimos anos, tornando-se uma preocupação realmente justificada para as empresas. Eles podem prejudicar a receita e colocar a organização em uma séria crise. O faturamento, a reputação e a confiança do cliente podem ficar comprometidos depois de um ataque DDoS. Instituições financeiras, empresas de e-commerce e varejistas sofrem particularmente quando são atacadas”. As  empresas registram aumento no número de queixas dos clientes quando seus sistemas de rede são derrubados por um ataque DDoS. De acordo com os entrevistados, as reclamações e consultas de clientes aumentam em média 36% quando isso ocorre.

. No Brasil, mais da metade dos executivos de TI ouvidos na pesquisa (54%) admitem que os ataques DDoS têm derrubado seus sistemas por mais de seis horas, ou quase um dia inteiro de trabalho.

Essa pesquisa foi conduzida pela Vanson Bourne para a BT em maio deste ano, compreendendo 640 entrevistas com executivos de TI em organizações de médio e grande porte (mil funcionários) de diferentes setores – incluindo finanças, varejo e setor público – em onze países e regiões: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Oriente Médio e Reino Unido.(Com assessoria de imprensa)

Anterior Unisys anuncia novos modelos Forward, com processadores Intel.
Próximos Ericsson e Huawei lideram no mercado de infraestrutura