Empresa pode errar mais rápido com IA

Se a compreensão do problema estiver errado, o uso de Inteligência Artificial só vai acelerar o erro, alertam especialistas.
Robert Duque-Ribeiro, Diretor executivo e líder da Accenture Analytics para Brasil e América Latina - Foto: Divulgação
Robert Duque-Ribeiro, Diretor executivo e líder da Accenture Analytics para Brasil e América Latina – Foto: Divulgação

A inteligência artificial está longe de ser mágica, apenas dá velocidade e automatiza análises. Se a compreensão do problema estiver errada, a empresa vai errar em maior velocidade e volume. Durante a pandemia, alguns sistemas antifraude tiveram de ser desligados porque houve uma mudança drástica de comportamentos dos consumidores gerando falsos alerta. É preciso também evitar vieses de raça, idade e gênero para que o algoritmo não perpetue preconceitos.

Essas foram algumas questões debatidas no painel “As ferramentas de IA e Analytics alavancando os negócios financeiros”, que abriu os debates do Digital Money Meeting, evento promovido pela Momento Editorial.

Leia a reportagem completa no Digital Money Informe

Avatar photo

Carmen Nery

Jornalista especializada na cobertura dos setores de tecnologia, inovação, varejo, infraestrutura e finanças, formada pela UFRJ com MBA em Gestão pelo IBMEC especialização em comunicação corporativa pela Cândido Mendes.

Artigos: 45