PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Aplicações

Embratel lança solução de transmissão de conteúdo para os setores de mídia e entretenimento

EVSol SD-WAN, como a aplicação é chamada, se propõe a aprimorar a tecnologia de transporte de sinais de vídeo via internet, possibilitando veiculações em tempo real e com segurança
Embratel lança solução para transmissão de conteúdo via internet
Solução da Embratel tem o objetivo de facilitar a transmissão de conteúdo via internet a partir de qualquer ponto do País (crédito: Freepik)

A Embratel anunciou, nesta sexta-feira, 4, o lançamento do EVSol SD-WAN, solução de transporte seguro de sinais de vídeo via internet para os setores de mídia e entretenimento.

A aplicação, na prática, combina duas tecnologias: SD-WAN (redes definidas por software) e SRT (Secure Reliable Transport). Desse modo, consegue proporcionar maior proteção à transmissão de conteúdo a partir de qualquer lugar do País, com melhores níveis de latência, jitter, alta recuperação da perda de pacotes e criptografia de ponta a ponta, informou a operadora de serviços B2B.

Segundo a empresa, o serviço possibilita transmissões de vídeo em tempo real e com alta qualidade. A solução foi desenvolvida para prover suporte a produções de eventos e coberturas jornalísticas ao vivo.

“Estamos dando um novo passo para impulsionar a indústria midiática brasileira, fornecendo a qualidade que já é reconhecida pelo mercado com ainda mais inovação e disponibilidade para produtores de conteúdo de todas as áreas e portes”, afirma Gustavo Silbert, diretor-executivo da Embratel, em nota.

Tecnologia embutida

De acordo com a Embratel, o SD-WAN possibilita a formação de redes privadas seguras sobre a internet, compostas por múltiplas rotas de tecnologias distintas, o que assegura redundância e qualidade na entrega fim a fim. Em termos práticos, essa tecnologia permite que a solução seja usada em transmissões de programas ao vivo e na cobertura de eventos.

A expectativa é de que, com o EVSol SD-WAN, regiões mais afastadas dos centros possam colaborar na geração de conteúdos distribuídos em cadeia nacional ou consumidos pelo seu público local.

A subsidiária da Claro informou que a solução também proporciona criptografia fim a fim no tráfego de dados, o que torna o conteúdo imune a interceptações indesejadas. O EVSol SD-WAN ainda verifica e corrige erros e perdas de dados utilizando algoritmo FEC (Forward Error Correction) e protocolos de solicitação de retransmissão de pacotes, evitando interrupções no transporte de sinal e falhas na programação.

“O EVSol SD-WAN oferece uma transmissão de vídeo segura e estável”, assegura Silbert. “O lançamento reforça o compromisso da Embratel em fornecer tecnologias completas e inovadoras para o mercado de mídia e entretenimento”, complementa.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado