PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Infraestrutura

Embratel instala rede privativa 5G no Porto de Suape

Com foco no monitoramento de veículos em pátio de logística, Prova de Conceito foi realizada com banda larga móvel da Claro na faixa de 3,5 Ghz e solução de video analytics
Porto de Suape conta com rede privativa 5G da Embratel
Porto de Suape; rede privativa 5G foi instalada pela Embratel em pátio de veículos (crédito: Reprodução)

Braço corporativo da Claro, a Embratel, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, instalou uma rede privativa 5G na faixa de 3,5 Ghz (standalone) no Porto de Suape, localizado em Ipojuca, na região metropolitana do Recife.

O projeto, na prática, utiliza a rede 5G da Claro e câmeras inteligentes integradas a uma solução de video analytics para automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos no atracadouro.

Outras empresas também participaram da Prova de Conceito (PoC). A Atos forneceu a solução de video analytics; a Nokia disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA; a Amazon Web Services (AWS) proveu o serviço de nuvem; e a Arsitec e a Spirent entraram no projeto com a autenticação dos dispositivos.

A iniciativa teve o objetivo de automatizar o monitoramento da movimentação de carros no porto e identificar a localização exata dos veículos em todos os deslocamentos ocorridos pelo espaço, com o mínimo de intervenção humana.

Segundo a Embratel, as câmeras conectadas com 5G, por meio de Inteligência Artificial (IA), leem etiquetas presentes em cada um dos carros. Com isso, os operadores do porto passaram a ter uma visão completo do espaço, aprimorando as atividades logísticas na área em que a PoC foi posta em prática.

“A implementação do 5G permitiu que diversos procedimentos manuais fossem reformulados em ações digitalizadas, com segurança, disponibilidade, baixíssima latência e velocidade na comunicação”, afirma, em nota, Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo.

O Porto de Suape ocupa uma área de 17,3 mil hectares. O espaço destinado aos veículos conta com três pátios públicos para armazenamento de automóveis, com capacidade para movimentação de 250 mil carros por ano. A instalação da rede privativa faz parte do programa de inovação do embarcadouro, que teve início em 2019. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS