Em SP, certidão de CNH já pode ser validada pelo celular


Carteira-de-MotoristaA Prodesp, empresa de TICs do governo do estado de São Paulo, desenvolveu uma nova funcionalidade para o aplicativo Detran.SP: a validação da certidão de prontuário da CNH, a carteira de motorista. Com isso, todas as certidões de prontuário emitidas pelo portal do Detran.SP ou presencialmente passaram a contar, além do código numérico tradicional, com um QR Code que pode ser validado pelo aplicativo.

Desenvolvido pela Prodesp em parceria com o Detran.SP e disponível no SP Serviços, o app também possibilita ao usuário verificar a pontuação da sua CNH, pesquisar possíveis multas registradas e consultar débitos e restrições do veículo, além de entrar em contato por meio do canal Fale Conosco.

Para validar a certidão da CNH pelo celular, o usuário precisa ter o app SP Serviços instalado no celular. Deve então abrir o app, clicar no ícone do app Detran.SP, abrir e acessar a função “Validar Certidão de CNH”. Serão apresentadas duas opções: digitar o código numérico ou clicar no ícone para “validar a certidão utilizando o QR Code”.

Ao escolher a segunda opção, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível no final do documento e, após a leitura, clicar em “Validar”. O app acessará a certidão armazenada no servidor do Detran.SP representando a situação do condutor na data e horário exatos em que a versão impressa foi emitida.

Assim, será possível cotejar as informações contidas no documento impresso com a versão digital amostrada no celular para verificar a autenticidade dos dados.

SP Serviços

Com mais de 12,4 milhões de downloads, o SP Serviços é a solução mobile desenvolvida pela Prodesp para dar ao usuário a conveniência de ter todos os aplicativos do Governo do Estado de São Paulo disponíveis em um único lugar, com a garantia e a segurança de serem os oficiais.

Disponível na App Store e no Google Play, o SP Serviços reúne, além do Detran.SP, outros 42 apps gratuitos do Governo do Estado de São Paulo, incluindo os do Diário Oficial, Poupatempo, Metrô, Cetesb, Nota Fiscal Paulista e Procon.SP.

Para mais informações sobre o SP Serviços, acesse www.spservicos.sp.gov.br. (Assessoria de Imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Anatel dá aval para transferências de direitos de satélite da Star One para a Claro
Próximos Clientes da Claro ganham o Passaporte Europa