PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Devices

Em parceria com a Vivo, Lenovo lança notebook ThinkPad X13s com suporte 5G

Projetado para o público corporativo, dispositivo inclui processador Snapdragon 8cx Gen 3, bateria com autonomia para até 28 horas de uso contínuo e WiFi 6E
Notebook ThinkPad X13s da Lenovo tem suporte ao 5G
Diferenciais do notebook ThinkPad X13s da Lenovo são suporte ao 5G e bateria com autonomia para 28 horas de uso contínuo (crédito: Divulgação)

Com suporte à conectividade 5G, a Lenovo, em parceria com a Qualcomm e a Vivo, anunciou, nesta quinta-feira, 16, o lançamento do notebook ThinkPad X13s no Brasil. O equipamento, projetado para atender ao público corporativo, também se conecta ao WiFi 6E.

O dispositivo conta com o processador Snapdragon 8cx Gen 3, da Qualcomm, e sistema operacional Windows 11 Pro, da Microsoft. A bateria tem autonomia de até 28 horas com o aparelho em uso contínuo, o que deve atrair profissionais cujas atividades demandam alta mobilidade.

“Nosso foco principal é chegar aos usuários que têm mobilidade extrema, pessoas que ficam mais distantes do escritório nas horas úteis da semana”, pontuou Leandro Lofrano, diretor de Produtos da Lenovo, em evento de apresentação do notebook para a imprensa, na sede da Qualcomm, em São Paulo.

Em termos de conectividade, o produto não funciona exclusivamente por meio da rede da Vivo. No entanto, a parceria prevê condições diferenciadas de preço e suporte. A marca da Telefônica comercializa o notebook a partir de R$ 10.930. O dispositivo também pode ser adquirido pelo modelo de aluguel (as a service). Caso o cliente deseje incluir a conexão 5G, a operadora oferece um plano de 100 GB por R$ 79,90 por mês, valor R$ 20 mais baixo do que a oferta tradicional.

Até o momento, o X13s vem sendo utilizado por empresas dos setores bancário, farmacêutico e agroindustrial, segundo a Lenovo. Profissionais da Qualcomm também estão utilizando o dispositivo para trabalhar.

O laptop chega ao País por importação, uma vez que não é fabricado em solo brasileiro. “Estamos trazendo para entender como o mercado brasileiro vai acomodar o produto e que tipo de futuro terá. Depois, pensamos em outras possibilidades”, afirmou Lofrano.

Especificações

O X13s tem design ultrafino e pesa pouco mais de 1 kg. Na prática, o dispositivo se enquadra no que se chama de ACPC (Always Connected PC), modelo que tenta aproximar características dos smartphones, como estar sempre ligado, ao uso tradicional de notebooks, com teclado e tela maior, favorecendo a produtividade.

Além disso, o notebook se destaca por ser um aparelho silencioso, uma vez que não tem ventoinhas.

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 3 aumenta o desempenho em 40% em single-thread e 80% em multi-thread na comparação com a geração anterior do processador. A GPU, adicionalmente, é 60% mais rápida.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o notebook é fabricado com 90% de magnésio reciclado nas tampas superior e inferior e 97% de plástico sintético.

5G e B2B

Gabriel Domingos, diretor de marketing B2B da Vivo, destacou que, atualmente, 60% dos smartphones vendidos com chips da operadora possuem suporte ao 5G. Além disso, a quinta geração móvel responde por 18% do tráfego de dados da rede da empresa.

“Diferentemente do 4,5G, o 5G vai ter uma adoção mais rápida. As pessoas estão mais conectadas e os smartphones estão mais acessíveis”, ressaltou.

Domingos também salientou que o segmento B2B vai além da conectividade. No ano passado, a receita de serviços digitais corporativos da Vivo alcançou R$ 2,7 bilhões, alta de 29% na comparação com o ano anterior.

“A plataforma do 5G para o B2B produz um ecossistema que reforça a parceira que anunciamos hoje. Conseguimos criar um ecossistema que não entrega somente conectividade. Entregamos soluções de big data, cloud, IoT, TI, segurança e ferramentas de colaboração. E as empresas buscam esses serviços”, afirmou.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Capacity LATAM 2024 vai debater conectividade e inovação na América Latina
Evento acontece nos dias 12 e 13 de março, com presenças de BNDES, META, AWS, Algar, Telxius , Mega Telecom, Elea Digital, Ufinet e mais.

 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado