Elisa, Nokia e Qualcomm batem recorde mundial de velocidade 5G comercial


Projeto vetor criado por freepik – br.freepik.com

Elisa, Nokia e Qualcomm anunciaram nesta semana que alcançaram uma velocidade 8 Gbps em conectividade 5G, a maior do mundo em rede comercial até agora. O teste utilizou dois dispositivos de 5G mmWave conectados simultaneamente. O feito foi conquistado na loja principal da Elisa na cidade de Helsinque, capital da Finlândia. A implementação do serviço está prevista para o ano de 2021.

A estação de base utilizou dois rádios Nokia AirScale, que usavam cada 800 MHz de onda milimétrica comercial 5G do espectro 26GHz. O que forceneu conectividade 5G para dois smartphones, com dispositivos de teste de forma de fator. Esses dispositivos utilizavam o sistema Qualcomm Snapdragon X55 5G Modem-RF System, que apresenta a segunda geração de módulos de antenas Qualcomm QTM525 mmWave. Cada aparelhos alcançou, durante o pico, uma velocidade de 4Gbps a partir da estação base.

Essa alta velocidade viabiliza o funcionamento de dispositivos controlados remotamente em aplicações de missões críticas para demandas industriais. Além disso, a conectividade também possibilitará experiências de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), que poderão ser oferecidas para grandes audiências em estádios. Permitirá ainda downloads rápidos de vídeos em resolução 4K e de jogos triplo-A.

PUBLICIDADE

“As taxas de transferências alcançadas hoje mostram o verdadeiro potencial para o desenvolvimento de mmWave e nós estamos empolgados em continuar colaborando com indústrias líderes  para fazer o 5G mmWave uma realidade comercial”, afirmou Enrico Salvatori, vice-presidente sênior e presidente da  Qualcomm Europa. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Vianna Coelho: A concentração dos pequenos provedores de Internet
Próximos WhatsApp baniu mais 1 mil contas por desinformação eleitoral