Edtech ucraniana capta US$ 50 milhões em rodada Série C

A edtech Preply oferece o aprendizado online de mais de 50 idiomas. O português está entre as 11 línguas mais populares na plataforma.
Edtech ucraniana capta US$ 50 milhões em rodada Série C - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A Preply, edtech que foi criada na Ucrânia e que conecta alunos e tutores nativos de maneira online através do aprendizado de mais de 50 idiomas, atingiu hoje um recorde na sua história, levantando US$ 50 milhões em rodada de investimentos da Série C e elevando o seu financiamento total para mais de US$ 100 milhões.

O round foi liderado pela Owl Ventures, empresa com sede no Vale do Silício e que é a maior investidora em tecnologia educacional do mundo com mais de US$ 1,2 bilhão em ativos sob sua gestão. Essa rodada também foi co-liderada por investidores anteriores, como Diligent Capital, Hoxton Ventures, Educapital, Evli Growth Partners, Przemyslaw Gacek, que é cofundador do Grupa Pracuj, e pelos novos investidores Swisscom Ventures e Orbit Capital.

Para Ross Darwin, diretor da Owl Ventures, as expectativas são bastante positivas em fazer essa parceria com a Preply, que está em sua próxima fase de crescimento. “Estamos empolgados com o impulso contínuo dos negócios de consumo e com a sua nova oferta de aprendizado de idiomas para as companhias, que dependem cada vez mais de forças de trabalho internacionais”.

Segundo Kirill Bigai, co-fundador e CEO da Preply, a edtech se tornou a marca líder mundial em aulas de idiomas ao vivo e a plataforma preferida de muitos tutores que ensinam online. “Com esse investimento adicional, planejamos continuar aumentando a nossa presença nos Estados Unidos, na Europa, e em alguns países da América Latina, como o Brasil, dobrando o número de matches entre alunos e tutores e cumprindo a nossa promessa de conectar a maior comunidade de aprendizado de línguas estrangeiras ao vivo do mundo.”

Criada em 2012, a edtech Preply tem como fundadores os ucranianos Kirill Bigai, Dmytro Voloshyn e Serge Lukyanov. Apesar da guerra no país iniciada em fevereiro deste ano pela Rússia, eles conseguiram continuar construindo um negócio verdadeiramente global, expandindo a equipe para mais de 400 funcionários de 58 nacionalidades em 30 países no mesmo período. Entretanto, foi em 2020, na pandemia, que a Preply passou a se tornar cada vez mais uma potência global de e-learning.

Preply no mundo e no Brasil

No ano passado, a Preply triplicou o tamanho de seu negócio de aprendizado de idiomas Business to Business (B2B), que agora conta com Bytedance (TikTok), Mercedes e McKinsey entre os seus clientes. Algumas dessas marcas começaram inclusive a trabalhar com a plataforma em apenas um dos escritórios e agora oferecem a ferramenta para os seus funcionários em diferentes partes do mundo.

Já no mercado brasileiro, conforme dados coletados pela Preply dentro de sua própria plataforma, 66% dos alunos estão estudando inglês. A língua portuguesa está entre as mais estudadas no país, sendo que as pessoas aprendem o idioma por serem estudantes e estrangeiras, viverem no local ou serem relocadoras/expatriadas. Além disso, o português está entre as 11 línguas mais populares e estudadas da Preply, com um crescimento de 60% ano a ano.

(com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770