Dólar sobe e ações do Brasil caem após vitória de Lula

O dólar comercial abriu a manhã desta segunda, após a vitória de Lula, com alta de 1,60%. Pouco depois das 9h, a moeda era cotada a R$ 5,3870. Ao mesmo tempo, ações brasileiras recuavam no exterior.

O dólar comercial abriu a manhã desta segunda (31), após a vitória de Lula, com alta de 1,60%. Pouco depois das 9h, a moeda era cotada a R$ 5,3870. Ao mesmo tempo que o dólar subia após Lula ganhar, ações brasileiras recuavam no exterior.

Entre as maiores perdas estavam os papéis da Petrobras listados nos Estados Unidos, com queda de mais de 10% nas negociações que antecedem a abertura das Bolsas. Segundo a Reuters, o índice iShares MSCI Brazil ETF, o mais conhecido indicador das ações brasileiras no exterior, caía 5%.

De acordo com a Folha de S. Paulo, analistas do mercado financeiro avaliaram, antes da abertura das negociações da Bolsa de Valores, que a vitória de Lula já havia sido considerada nos preços das ações, que fecharam em queda na semana passada. Ainda assim, disseram que a tendência é de queda para as negociações nesta segunda.

Eles também pontuaram que o desempenho dos indicadores financeiros mais importantes para medir a confiança de investidores na economia —Ibovespa, dólar e juros— dependerá das indicações do presidente eleito sobre a condução da economia e, além disso, à reação de Bolsonaro e seus apoiadores à derrota.

Gastos públicos

Ainda segundo a Folha, entre as principais preocupações de investidores com o governo de um candidato de esquerda está a possibilidade de aumento dos gastos públicos.

“Há um temor quanto ao futuro da economia do país dado que, obviamente, a revogação do teto de gastos aumentaria o risco fiscal”, comentou Jansen Costa, sócio da Fatorial Investimentos.

Para os economistas Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, um dos criadores do Plano Real, Lula, em seu primeiro discurso como presidente eleito, fortaleceu a perspectiva de um governo de coalizão, com um futuro mais estável para o Brasil. No início deste mês, Armínio Fraga declarou voto em Lula. Edmar Bacha também.

No último dia de negociações antes do segundo turno das eleições presidenciais, o movimento no mercado doméstico foi interpretado por analistas como uma tentativa de investidores de incluírem em suas carteiras ações com maior potencial de valorização em caso de vitória de Lula.

A vitória

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito neste domingo (30) com 50,9% dos votos válidos. Bolsonaro teve 49,1%. É a vitória mais apertada da história brasileira desde a redemocratização de 1985. Em 2014, Dilma Rousseff (PT) bateu Aécio Neves (PSDB) por 51,64% a 48,36% na rodada final.

Com a vitória, Lula é o primeiro brasileiro a ser eleito por três vezes para a Presidência da República.

 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770