Dish e Echostar anunciam fusão nos EUA. Marca HughesNet será mantida.

Operadora de TV por satélite e entrante no mercado móvel dos EUA Dish une-se à operadora de satélites e provedora de banda larga Echostar, dona da HughesNet, que tem presença no Brasil.
Satélite Jupiter 3, da Hughes, em configuração de lançamento (crédito: Hughes/Divulgação)
Satélite Jupiter 3, da Hughes (agora parte da Dish – Echostar), em configuração de lançamento (crédito: Hughes/Divulgação)

As operadoras Dish (TV por satélite, streaming e telefonia 5G) e Echostar (satélites) estão se fundindo. O anúncio de que chegaram a um acordo definitivo foi realizado hoje, 8. Os conselhos de administração de ambas as companhias aprovaram a transação, que prevê apenas troca de ações. A união ainda passará por escrutínio das autoridades locais e aval dos acionistas.

A rede 5G da Dish, desafiadora no mercado móvel dos Estados Unidos, atualmente cobre 70% da população do país. Já a Echostar, dona operadora de banda larga satelital Hughes, acaba de lançar o maior satélite geoestacionário para telecomunicações da história, o Jupiter 3.

“É uma combinação estratégica e que trata principalmente de expansão e da construção de um negócio sustentável no longo prazo”, falou Charles Ergen, presidente do conselho da Dish e da Echostar.

Segundo ele, a união vai gerar sinergias em função dos investimentos feitos pela Dish na compra de espectro 5G e do lançamento do satélite gigante.

“Vamos oferecer serviços utilizando espectro, engenharia, manufatura, gerenciamento de rede e nosso portfólio tecnológico”, resumiu Hamid Akhavan, CEO da Echostar e futuro chefe executivo das empresas combinadas. Ergen será o presidente do conselho, que terá 11 membros: sete indicados pelos acionistas da Dish, três pela Echostar, e Akhavan.

Segundo as empresas, as atuais marcas serão preservadas. HughesNet, de banda larga por satélite, presente no Brasil, segue existindo sem mudanças. Assim como DISH Wireless, Boost Wireless, Sling TV, DISH TV, EchoStar, Hughes, JUPITER e HughesON.

Concluída a união, os acionistas da Dish terão 69% da nova companhia, e os da Echostar, 31%. A expectativa dos executivos é de que o negócio seja concluído, após todas as aprovações regulatórias, concorrências e societárias, até o final deste ano.

 

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Rafael Bucco

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