Desligamento da TV em Brasília será mesmo dia 26

E o da capital paulista está adiado de março para setembro.

Controle_remoto_TVO desligamento dos sinais de TV analógica do Distrito Federal está confirmado para ocorrer no próximo dia 26, garantiu o Ministério da Ciência, Tecnologia aos empresários de telefonia celular. O mercado chegou a ficar preocupado com a possibilidade de adiamento, como havia admitido o ministro Gilberto Kassab na abertura do Futurecom desta semana.

Mas, conforme os executivos presentes ao evento, a data será mantida. Esta semana está sendo concluída a pesquisa do Ibope, que vai averiguar se será atingido o percentual necessário para o desligamento dos sinais. Conforme norma do decreto, é preciso que 93% dos lares brasileiros estejam prontos para receber o sinal digital, para que o analógico seja desligado. Até a semana passada esse percentual estava em 85%, mas os radiodifusores questionavam os critérios de aferição adotados, e falavam que não chegava a 80% o resultado final.

São Paulo

O adiamento do desligamento da TV analógica da capital paulista, conforme antecipou o Tele.Síntese, já é consenso, afirmaram os executivos de telecom. Segundo eles, haverá a substituição de cidades. No lugar da capital paulista, que deveria ser desligada em março, e passará para setembro, juntamente com o restante do estado de SP, outra cidade passará pelo processo de desligamento em quatro meses. Essa substituição será decidida ainda pelo Gired.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2141