Derrota da seleção brasileira provoca queda de 55% do tráfego de dados no Mineirão


Os torcedores que compareceram ao Estádio do Mineirão e do Itaquerão (SP) para assistir aos jogos das Semifinais da Copa do Mundo enviaram 1,8 milhão de fotos pelas redes de telefonia móvel de 3G e 4G instaladas nas arenas pelas prestadoras. Nessas duas partidas, entre Brasil e Alemanha e entre Holanda e Argentina, também foram feitas 159 mil ligações telefônicas. Com isso, nos 62 jogos do mundial realizados até agora, o volume de dados trafegados nas redes de telecomunicações nas arenas é equivalente a 44,5 milhões de fotos, com tamanho médio de 0,55 MB.

Na partida entre Brasil e Alemanha, na terça-feira, foram feitas 94 mil ligações e enviadas 840 mil fotos. Esse total de fotos é similar ao volume verificado na partida entre Brasil e Colômbia, no Castelão, quando foram enviadas 786 mil fotos, e ficou abaixo da partida entre Brasil e Chile, também no Mineirão, em que chegou-se a 1,1 milhão de fotos, contando com a prorrogação e os pênaltis.

O pico de envio de dados no jogo entre Brasil e Alemanha ocorreu às 16h, uma hora antes da partida, e esteve elevado até o intervalo, mantendo um comportamento similar ao de outras partidas. Observou-se, porém, uma queda acentuada, de 55%, no tráfego de dados logo no início do segundo tempo, bem acima do que se verificou em outros jogos, que é de cerca de 30%, em média. Já no jogo entre Holanda e Argentina, na Arena de São Paulo, foram enviadas 960 mil fotos e feitas 65 mil ligações.

PUBLICIDADE

O recorde de envio de fotos pelas redes de telefonia móvel continua sendo o da partida entre Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, quando os torcedores enviaram 1,6 milhão de fotos. O maior volume de tráfego tem sido observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público. Para medir o tráfego total de ligações e de comunicações de dados, tem sido considerado um período de sete horas, começando três horas antes da partida e se encerrando duas horas depois do jogo.(Com assessoria de imprensa)

Anterior MiniCom aprova emissão de debêntures pela Algar
Próximos Projeto de smart grid da Eletrobras prevê transmissão de dados por redes das celulares