Decreto inclui Serpro no Programa Nacional de Desestatização

Inclusão abre possibilidade de venda da estatal responsável pela gestão tecnológica dos dados dos brasileiros

Foi publicado hoje, 23, no Diário Oficial da União decreto que inclui o Serviço Federal de Processamento de Dados tanto no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, quando no Programa Nacional de Desestatização. Com isso, o governo abre a possibilidade para a privatização do órgão.

Conforme o site oficial, a estatal é uma das maiores empresas públicas de TI do mundo. O Serpro tem 55 anos. O balanço financeiro mais recente, de 2018, mostra que a empresa é lucrativa. Gerou receitas de R$ 2,7 bilhões e lucrou R$ 459,7 milhões naquele ano. Os dados de 2019 ainda não foram divulgados.

A empresa é responsável pelo armazenamento em nuvem de dados dos brasileiros, fornece sistemas para órgãos públicos, cria APIs para acesso a serviços de consulta de CPF, CNPJ, NF-e, emissão de CNH, por exemplo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10393