CVM alerta sobre atuação irregular da corretora Ontega

Empresas Green Pole, Rehoboth e Ontega Brasil também não têm autorização para intermediar investimentos no País; autarquia determinou a suspensão imediata dos serviços, sob pena de multa
Corretora Ontega não tem permissão para intermediar investimentos no País, diz CVM
Ontega não tem permissão para intermediar investimentos no País, diz CVM (crédito: Freepik)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta sobre a atuação irregular da corretora Ontega, bem como das empresas Green Pole Ltd, Rehoboth Ltd e Ontega Brasil. Segundo a autarquia, tais negócios não têm autorização para intermediar ou captar recursos para investimentos no País.

De acordo com a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI), foram identificados indícios de que a empresa busca captar clientes residentes no Brasil. As investidas ocorreriam por meio do site da empresa (https://pt.ontega.com/), de perfis em redes sociais e de um canal no YouTube.

“A corretora Ontega e as empresas Green Pole Ltd, Rehoboth Ltd e Ontega Brasil não possuem autorização da CVM para intermediar valores mobiliários ou captar recursos de investidores para aplicação em valores mobiliários”, afirma a CVM, em nota.

Além disso, o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar o mercado de investimentos no País determinou à corretora e às três empresas a suspensão de qualquer oferta pública de seus serviços de intermediação de valores mobiliários de forma imediata.

A deliberação, expressa no Ato Declaratório 20.884, publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira passada, 19, se aplica a serviços diretos ou indiretos, inclusive os oferecidos por meio do ambiente digital (sites, aplicativos e redes sociais), em razão de não integrarem o sistema de distribuição previsto na legislação brasileira.

Além disso, caso a determinação da CVM não seja cumprida, as empresas e as pessoas quem venham a ser identificadas como participantes da atividade irregular ficarão sujeitas à multa diária no valor de R$ 1 mil.

A CVM também solicita que o investidor ou qualquer pessoa que receba uma proposta de investimento das empresas citadas entre em contato com a autarquia, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Desse modo, o órgão poderá realizar uma autuação logo que seja informado.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421