Cronograma do switch off da TV analógica sai antes do leilão, promete ministro


O desligamento do sinal analógico da TV aberta deve começar pelas grandes cidades, onde as operadoras de telecomunicações têm mais interesse em prestar o serviço 4G na faixa de 700 MHz primeiro. Esta é a avaliação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou nesta terça-feira (27) de audiência pública em comissão do Senado. Segundo ele, o cronograma de switch off deve ser anunciado até o final de junho, depois de ouvir os setores envolvidos.    

Segundo Bernardo, tudo dependerá das necessidades técnicas e do interesse das empresas. “Mas já sabemos que as empresas querem iniciar a instalação do serviço pelas grandes cidades, onde é mais difícil, então vamos compatibilizar isso porque no interior não tem ocupação da faixa de 700 MHz e pode começar a usar”, disse. Ele entende que é razoável a intenção das teles, porque nos grandes centros é onde têm mais gente para ser atendida e é de interesse público começar as redes. Os radiodifusores comerciais também preferem que o cronograma comece pelos grandes centros, onde é maior o interesse comercial.

Apesar dos prazos apertados, o leilão da faixa será mantido para a segunda quinzena de agosto, afirmou o ministro. Com essa declaração, praticamente fica inviabilizada a prorrogação da consulta pública da proposta de edital do leilão, como pediu as teles. Também fica mais complicada a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do preço mínimo, porque depende do cronograma de desligamento do sinal analógico. A escolha pela priorização das grandes cidades deve elevar o valor pedido.

PUBLICIDADE

 Road Show

Sobre o road show internacional em busca de novas operadoras celulares para participarem da licitação, o ministro confirmou que será na segunda quinzena de junho, em Nova York e Londres, e que contará com a sua presença. Ele afirmou que está fazendo contatos com bancos de investimentos para convidar investidores para uma reunião única, mas que também fará contatos com investidores que quiserem conversar individualmente.

Anterior Serpro e Exército vão atuar juntos contra ciberataques durante a Copa
Próximos Dilma vai tornar permanente a desoneração da folha salarial de 56 setores, e empresas de software estão incluídas.