Costa quer reabrir delegacias regionais até início de 2010


Até o início do próximo ano serão recriadas as delegacias regionais do Ministério das Comunicações em pelo menos quatro estados: Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O anúncio foi feito hoje pelo ministro Hélio Costa, na solenidade de reintegração dos 34 servidores afastados pelo governo Collor. Segundo o ministro, a aprovação para a recriação …

Até o início do próximo ano serão recriadas as delegacias regionais do Ministério das Comunicações em pelo menos quatro estados: Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O anúncio foi feito hoje pelo ministro Hélio Costa, na solenidade de reintegração dos 34 servidores afastados pelo governo Collor. Segundo o ministro, a aprovação para a recriação das representações nos estados já foi dada, mas ainda luta contra a falta de recursos e espaço físico para a instalação.

Costa disse que está trabalhando desde o início do ano para preparar a reinstalação das delegacias e nesses quatro estados já há perspectivas de solução dos entraves. Ele disse que para essas estruturas serão aproveitados servidores do Minicom, que foram alocados na Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos.

O ministro lembra que essas delegacias irão descentralizar os processos de outorgas, concentrados atualmente na sede do ministério em Brasília, desde que as delegacias foram fechadas, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. “São mais de 40 mil projetos em andamento, que precisam de respostas mais rápidas”, disse.

PUBLICIDADE

Durante a solenidade de reintegração dos anistiados, Costa fez um balanço de sua administração no Minicom, que hoje completa quatro anos. Ele destacou a implantação da TV digital no país e sobretudo os avanços obtidos na melhora do sistema japonês, adotado pelo Brasil, que já tem até o reconhecimento da UIT (União Internacional de Telecomunicações).

Costa também ressaltou a importância do projeto de inclusão digital, afirmando que já conseguiu implantar pelo menos um telecentro, com acesso à internet em alta velocidade, em todos os 5.464 municípios brasileiros. Lembrou ainda do sucesso da troca dos PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações) pelo backhaul, proposto por técnicos do ministério e que resultou no compromisso das concessionárias de telefonia fixa de conexão das mais de 55 mil escolas públicas urbanas em todo o país.

Anterior Executivo da Dell é assassinado em São Paulo
Próximos Minicom deve apresentar semana que vem proposta de redução da VU-M