PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Banco Digital DMI

Consumidor pode negociar dívidas com desconto

Até 31 de março, o consumidor poderá negociar dívidas com bancos e instituições financeiras pelo Mutirão Nacional, iniciativa da Febraban, BC e outros órgãos.
Consumidor pode negociar dívidas até março- Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O consumidor terá até 31 de março para negociar dívidas com descontos pelo Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A plataforma de mediação de conflito com consumidor foi criada pela Senacon, que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação do consumidor e apresentar uma proposta.

Na página do mutirão, o consumidor também tem acesso a um link para o Registrato, sistema do Banco Central que permite consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras. Além de poder navegar por conteúdo exclusivo sobre educação financeira desenvolvido por especialistas e membros da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban.

“A proposta da plataforma de educação financeira é munir o consumidor de informações relevantes, e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirma Issac Sidney, presidente da FEBRABAN.

Podem participar da campanha pessoas físicas com dívidas em atraso contraídas de bancos ou instituições financeiras, sem bens dados em garantia e em nome de uma pessoa natural.

No último mutirão, realizado em novembro de 2021, 1,7 milhão de contratos foram repactuados, trazendo alívio financeiro a inúmeras famílias e evitando o endividamento de risco.

(Com assessoria)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.