Conheça os finalistas em software e serviços do Anuário Tele.Síntese 2020


A próxima edição do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações será no dia 15 de dezembro, às 17h. A cerimônia dessa vez será 100% digital, transmitida pela internet. Até lá, confiram quem são os finalistas em cada uma das seis categorias. Vamos revelar as listas por categoria semanalmente até lá. Quem ficará com primeiro, segundo e terceiro lugares, você saberá apenas no dia. Portanto, não perca!

Neste ano, o Anuário recebeu 165 projetos inovadores de 119 empresas. Um corpo de jurados com 14 representantes da academia, do governo e da sociedade civil avaliou as iniciativas e julgou aquelas cuja inovação tiveram maior impacto sobre o mercado e a sociedade.

PUBLICIDADE

Conheça abaixo as empresas finalistas do Prêmio de Inovação na categoria Software e Serviços e os produtos que levaram o júri a destacá-las:

Desenvolvedor: ANGOLA CABLES
www.angolacables.co.ao
Inovação: COVID VISION
O software, usando Inteligência Artificial, foi desenvolvido para executar pré-diagnósticos de casos de Covid-19 para auxiliar profissionais de saúde na detecção do vírus, por meio de análise de exames de imagem do tórax, dados históricos e ultrassom. Os algoritmos de IA analisam diversos exames de imagem. O desenvolvimento envolveu uma equipe multidisciplinar (médicos, inclusive). É escalável e pode ter sua aplicação ampliada para identificar outras doenças no futuro.

Desenvolvedor: CELLERE
www.cellereit.com.br
Inovação: OCS CELLERE
Serviço de tarifação e cobrança on-line de código aberto. Permite a interação direta entre usuários cadastrados e ligados por regras de negócio para transferências de créditos, em tempo real. Por exemplo: os clientes de serviços pré-pagos das operadoras podem interagir diretamente com a plataforma e fazer a transferência de créditos de um cliente para outro.

Desenvolvedor: CLARO
www.claro.com.br
Inovação: ATENDIMENTO POR WHATSAPP
O autoatendimento do aplicativo Minha Claro pode ser feito também por meio do serviço Whastapp, com a oferta de mais de 100 funcionalidades ao cliente. Eles podem consultar saldo de recarga, esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, consultar consumo de dados, entre outros. Cerca de 90% dos clientes resolvem tudo pelo atendimento realizado pelo assistente virtual.

Desenvolvedor: ERICSSON
www.ericsson.com
Inovação: ESS
Ericsson Spectrum Sharing (ESS) é uma inovação disruptiva de compartilhamento de espectro entre as tecnologias 4G e 5G, que permite às operadoras iniciar rapidamente a oferta de serviços 5G, antes mesmo do leilão de novas frequências da Anatel, através da reutilização de infraestrutura de rede Ericsson já existente em operação. A implantação de ambas as redes (4G e 5G) na mesma banda de frequência é feita com uma simples atualização de software.

Desenvolvedor: FURUKAWA
www.furukawaelectric.com
Inovação: CONSCIUS MANAGER
O software para gestão de rede GPON com módulos integrados faz a correlação de eventos, alarmes e notificações em tempo real e dá agilidade no restabelecimento da rede. Quando ocorre falha ou problema nas ONUs altera automaticamente o status daquele equipamento no mapa da planta externa e mostra exatamente sua localização. Outra inovação está nas APIs para integração com sistemas ERPs que facilita a ativação de novos clientes, abstraindo a complexidade da configuração do equipamento. É o primeiro software de um fabricante GPON em uma única solução.

Desenvolvedor: NEGER TECNOLOGIA E SISTEMAS LTDA.
www.expectra.com.br
Inovação: EXPECTRA
O serviço de inteligência espectral para prevenção a fraudes em vestibulares e concursos públicos é pioneiro no Brasil. Sem bloquear sinais da rede celular ou interferir no conteúdo da transmissão, ele alerta sobre a utilização indevida de telefones móveis ou pontos eletrônicos dentro de uma área pré-estabelecida. Contempla o monitoramento completo das comunicações sem fio em todas as faixas do espectro comercial do SMP (2G, 3G e 4G), Wi-Fi, Bluetooth, além das faixas de AM e FM nos domínios de investigação (salas de aula, banheiro, estacionamentos).

Desenvolvedor: NEGER AEROESPAÇO
www.dronecontrol.com.br
Inovação: DRONECONTROL
O serviço de proteção do espaço aéreo contra drones não autorizados foi projetado para atender o setor de segurança. Faz a detecção de aeronaves não tripuladas em uma área pré-determinada (como em uma área aeroportuária). O módulo receptor recebe as informações de radiofrequência e realiza a decodificação para identificar drones nas proximidades. Em seguida, os dados processados são enviados para a plataforma via Ethernet ou rede sem fio 3G/4G. Além da identificação, envia alertas via SMS, grava evidências forenses, identifica número de série e ainda tem um bloqueador de sinais de radiocomunicação para captura e intercepção.

Desenvolvedor: O3S CONSULTORIA
www.o3s.com.br
Inovação: CALCULADORA NUVEM GOVERNO
Permite que órgãos públicos possam estimar seus custos de nuvem de acordo com a moeda de serviços definida pelo governo federal, por meio do Ministério da Economia. A calculadora é on-line, com cálculo da Unidade de Serviço de Nuvem.

Desenvolvedor: SERPRO
www.serpro.gov.br
Inovação: BIOVALID
Serviço de identificação biométrica para validar dados dos cidadãos em diferentes bases de dados do governo. A identidade é validada remotamente e sem a necessidade de apresentar documentos físicos, nem atendimento presencial, dando celeridade aos processos do Estado e das empresas. Também gera redução de custos.

Desenvolvedor: SKY.ONE SOLUTIONS
www.skyone.solutions/pb/
Inovação: INTEGRA.SKY
A plataforma conecta aplicações externas a ERPs em poucos cliques. Através de uma plataforma web, userfriendly, e sem a necessidade de programação complexa, é possível criar o módulo conector do software e já usa-lo na primeira integração com as aplicações disponíveis na plataforma.

Desenvolvedor: SONDA
www.sonda.com/br
Inovação: AI FIELD OPERATIONS
A solução para cadastro, monitoramento e análise de ativos elétricos e vegetação usa Inteligência Artificial e é baseada no modelo SaaS. A ferramenta analisa as imagens obtidas por drones, satélites, carros e pessoas para identificar anomalias nos ativos da rede ou a invasão da vegetação, permitindo aos gestores tomar as melhores decisões na gestão dos ativos.

CATEGORIAS

A edição deste ano do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações terá seis categorias:

– Desenvolvedores de aplicações financeiras e fintechs (clique para ver os finalistas)
– Fornecedores de produto
– Fornecedores de software e serviços
– Fornecedores de soluções de IoT
– Operadoras de serviços de telecomunicações
Provedores Regionais de serviços de telecomunicações

Além de um prêmio especial para tecnologia nacional.

Anterior Anatel divulga consultorias para calcular preço da migração das concessionárias de telefonia
Próximos UK propõe lei de cibersegurança que amplia poderes do governo nas operadoras de telecom