Conexão por cabo foi a que mais cresceu entre empresas brasileiras, em quatro anos


Quase todas as empresas de médio e grande porte já utilizam a internet. De acordo com a pesquisa TIC Empresas, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), 97% dos negócios têm acesso à rede e o número de funcionários que utilizam a internet (45%) se aproximou daqueles que utilizam computador (49%).
 

A conexão em banda larga baseada na tecnologia DSL pela rede telefônica é a mais utilizada em toda a série histórica do levantamento, chegando a 65% nesta oitava edição da pesquisa. No entanto, o uso da tecnologia de acesso por conexão via cabo foi a que apresentou o maior crescimento, passando de 22% em 2008 para 57% em 2012. Já a conexão via modem 3G está presente em 40% das empresas, atingindo um patamar de 72% nas empresas de grande porte.

Do total das 6,4 mil empresas pesquisadas, apenas 39% disseram usar links dedicados. Entre as empresas de grande porte, porém, esse índice é de 82%. Em termos de velocidade, 39% utilizam transferência de dados entre 1 Mpbs e 10 Mbps e 25% entre 256 Kbps e 1 Mpbs.
 

PUBLICIDADE

Segundo levantamento, 60% da empresas brasileiras possuem websites, com diferentes níveis de utilização. Ferramentas como carrinhos de compra são usadas por 21%, sendo que sistemas de pagamento online ainda estão restritos a 14% dos sítios web das empresas. Dos entrevistados, 40% pretendem criar um website novo ou uma homepage.
 

O estudo foi realizado em 6.400 empresas do território nacional com 10 ou mais pessoas ocupadas e retrata todas as regiões do Brasil, abrangendo onze diferentes setores de atividades econômicas. (Da redação)

Anterior País chega a 265,7 milhões de celulares em junho
Próximos Terceirização de TI passa de 45% para 58% em seis anos