Telefonia fixa: concessionárias invertem a curva em maio


telefonia fixa cresceAs concessionárias de telefonia fixa conseguiram reverter uma tendência já consolidada e superar, em maio, as empresas autorizadas em adesão de novos clientes. Algar, Oi, Copel e Telefônica ganharam 450 mil acessos no período nas áreas de concessão, enquanto as autorizadas perderam 52,2 mil acessos. Os números foram divulgados hoje, 13, pela Anatel.

Mas o cenário não foi positivo para todas as concessionárias. A Oi perdeu 50 mil clientes. A Telefônica concentrou as adesões, com ganho de 494 mil assinantes.

Entre as autorizadas, a Telecom Americas (dona das marcas Claro, NET e Embratel) foi a que mais perdeu: -36,9 mil clientes. Operadoras menores, pulverizadas, perderam 21 mil assinantes.

PUBLICIDADE

Os números mostram que as concessões perderam mais clientes em um ano, mas a quantidade foi proporcionalmente menor que o encolhimento das autorizadas. Ou seja, as concessões perderam 1,14 milhão de usuários em maio de 2016, quando comparado a maio de 2015, uma retração de 4,32%.

Já as autorizadas perderam menos clientes em número absoluto, 876 mil, mas encolheram mais em termos proporcionais, -4,79%, em maio último, na comparação com o mesmo mês de 2015.

No ranking das operadoras com mais usuários, a Oi manteve-se na liderança, com base de 14,73 milhões de assinantes, somados acessos em área concedida e em autorizada. Em segundo lugar vem Telefônica, com total de 14,72. A diferença entre as duas agora é de apenas 8,6 mil clientes. O terceiro lugar fica para a NET, com 11,34 milhões de acessos. O Brasil encerrou maio com 42,84 milhões de linhas fixas instaladas.

Anterior Celso Pansera assume presidência do Conselho de Administração da Softex
Próximos TCU define o que é bem reversível e manda Anatel somar tudo o que já foi vendido desde 2007