Concentração do mercado de banda larga diminui, diz Ouvidoria


A Ouvidoria da Anatel divulgou hoje, 28, o seu relatório de avaliação das atividades da agência e do próprio mercado de telecomunicações do ano passado. A Ouvidora, Amelia Alves, terminou o seu mandato este mês.

Conforme a avaliação da Ouvidoria, o mercado de banda larga fixa passou por uma desconcentração entre os anos de 2016 e 2017. Segundo o estudo, houve uma queda na desigualdade regional entre as operadoras de banda larga fixa (SCM), além de ter sido computado aumento no número de empresas atuando no mercado.

PUBLICIDADE

A desconcentração do mercado também foi observada no segmento de TV paga (SeAC). Afirma o documento: “percebe-se claramente uma pressão competitiva no primeiro setor, mais do que o esperado, provavelmente motivado pela convergência tecnológica”.

Mas observa que, no caso das empresas de banda larga, embora tenha se verificado uma redução da concentração e diminuição da desigualdade, a presença das empresas menores no mercado não ” foi suficiente para reduzir as fatias de mercado do conjunto das grandes”. Nos demais serviços, não houve alteração nesses indicadores.

O relatório deste preferiu estudar o mercado por intermédio de indicadores agregados, e não mais como fez no relatório do ano passado, quando acabou divulgando dados considerados reservados pelas operadoras e pela própria Anatel. 

 

 

Anterior Intervenção federal no Rio vai investir pesado em TICs
Próximos Anatel só cumpriu 43% da meta regulatória do biênio, destaca Ouvidoria