Como preparar talentos para a transformação digital

Capacitar profissionais para as novas habilidades exigidas pela transformação digital vai além das instituições de ensino. É preciso que a indústria também se envolva na formação de novos talentos.
Como preparar talentos para a transformação digital - Foto: Freepik
Foto: Freepik

O programa Huawei ICT Academy, que abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos, já conta com mais de 200 universidades e instituições de ensino parceiras no Brasil. Os cursos incluem conteúdos de Big Data, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, 5G, entre outros, e para além da capacitação, a cooperação escola-empresa se mostra cada vez mais necessária, diante dos avanços da tecnologia.

O relatório “O Futuro do Trabalho 2023”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial sugere que quase um quarto dos empregos deverá mudar nos próximos cinco anos, com crescimento principalmente dos empregos relacionados a big data.

De acordo com as estimativas das 803 empresas pesquisadas para o relatório, os empregadores estimam que 69 milhões de novos empregos sejam criados e 83 milhões eliminados entre os 673 milhões de postos correspondentes ao conjunto de dados, uma redução líquida de 14 milhões de empregos, ou 2% do emprego atual.

As tecnologias com mais capacidade para gerar novos empregos, conforme pesquisa qualitativa aplicada no Brasil, são: big data, plataformas e aplicativos digitais, tecnologias de educação (LMS – Learning Management Systems), criptografia e segurança cibernética, e tecnologias de suporte e facilitação do comércio digital. Globalmente, o trabalho de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialista em IA e aprendizagem de máquina e profissionais de segurança cibernética deve crescer em média 30% até 2027.

Foco na formação de talentos

O programa Huawei ICT Academy atende as necessidades das instituições e empresas de ensino superior, estimulando e impulsionando talentos para as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Os cursos incluem materiais didáticos (videoaulas, slides e guias de laboratórios), exames e certificados. O ICT Academy é uma das soluções do acordo de cooperação da Huawei com o Ministério da Educação.

O projeto, sem fins lucrativos, oferece aos talentos cursos de certificação da Huawei reconhecidos pela indústria e capacita também professores e técnicos. Por meio das parcerias com instituições de ensino superior e técnico de todas as regiões do país, o ICT Academy oferta cursos sobre 5G, Inteligência Artificial e computação em nuvem.

Entre as renomadas instituições que oferecem cursos sobre 5G estão universidades federais do Ceará, do Pará, da Paraíba, da Bahia, e diversos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os institutos federais (IFs) compõem a rede federal de educação com foco na educação profissional e tecnológica, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto sensu.

O curso de IA, que promove o conhecimento sobre desenvolvimento e configuração de ferramentas com uso de técnicas de IA, habilita o aluno sobre linguagem básica de programação em IA, Deep Learning, reconhecimento de imagem, de fala e matemática. Estão disponíveis na Unicamp, na Federal do Amapá e na Universidade Federal de Itajubá; e nos IFs de Tocantins, Sergipe e Pernambuco.

Já a formação sobre nuvem está afinada aos serviços da Huawei Cloud, que contemplam armazenamento, bases de dados, big data, migração, segurança e serviços de aplicações. Para esse tema, as instituições com o curso disponível são: IF do Rio Grande do Norte, IF do Ceará, Senai de Minas Gerais e Universidade Federal de Santa Maria.

O ecossistema educacional da fabricante engloba uma competição internacional de estudantes, a ICT Competition, e eventos de empregabilidade. A principal função do ecossistema é popularizar as habilidades digitais da população brasileira.

Criada em 2015, a ICT Competition busca oferecer aos estudantes de TIC e de engenharias oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e Inteligência Artificial.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421