PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Operadoras

TIM sai na frente na 700 MHz e Claro lança 4,5G na próxima semana

TIM anuncia que a partir de amanhã, 21, vai ativar o 4G em 700 MHz e preparar para julho o lançamento oficial do serviço de VoLTE e a Claro lança a tecnologia 4,5 G na próxima semana, na Capital do país.

Brasília será palco de novidades importantes para a oferta de telefonia móvel. Na próxima semana, a Claro vai lançar oficialmente a tecnologia de 4,5 G na cidade e a TIM, por sua vez, vai ativar amanhã a plataforma 4G na faixa de 700 MHz. Isso, segundo a operadora, lhe dá a perspectiva de intensificar os testes de VoLTE para que entre em operação comercial em julho.

Com o lançamento comercial na próxima semana, a Claro torna-se a primeira operadora a oferecer o serviço móvel em 4,5G em uma cidade de grande porte. Sua rede LTE Advanced opera em Brasília por meio de licença provisória concedida pela Anatel. “A liberação de uso da faixa de 700 MHz para o LTE é um novo marco para a internet móvel do Brasil e a capital federal é a primeira grande cidade brasileira a sentir estes benefícios”, disse a empresa em comunicado.

Segundo André Sarcinelli, diretor de tecnologia da Claro, a empresa também foi pioneira nos testes de 4,5G, primeiro em Anápolis, em Goiás, e posteriormente em Rio Verde.”E agora trouxemos este lançamento para Brasília, primeira capital brasileira a contar com a tecnologia”, reforçou o executivo. A TIM também realizou piloto de LTE Advanced em Rio Verde.

TIM
A partir de amanhã, 21 de Abril, aniversário de Brasília,  a TIM vai ativar a rede 4G na faixa de 700 MHz, ampliando sua capacidade e sua cobertura indoor e outdoor na capital federal. “Com essa nova infraestrutura, já estamos preparados para oferecer o serviço de voz sobre LTE (VoLTE), que passará por um período de teste e será lançado comercialmente em julho desse ano”, comentou Leonardo Capdeville, CTO da empresa.

Na avaliação do executivo, a exploração da faixa de 700 MHz é estratégica para o contínuo incremento da performance da rede 4G e para o processo de digitalização do país. Ela tem um alcance de cobertura que é o dobro da faixa de 2.600 MHz. A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição. Atualmente, é a líder na cobertura de 4G no país. (Com Assessoria de Imprensa)

[Errata: Ao contrário do escrito inicialmente, a tecnologia implementada pela Claro é da 4,5G, também conhecida como LTE-Advanced, e não 4,5 GHz. A frequência acrescentada será a de 700 MHz]

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS