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Claro foi a mais acessível para pessoas com deficiência em 2019

Pelo segundo ano, a agência reguladora premia prestadoras de serviços de telecomunicações de acordo com as ações de acessibilidade por elas promovidas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira, 31, o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações, que visa à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência pelas cinco maiores operadoras (Claro, Oi, Sky, Vivo e Tim) e pela Algar, provedora de menor porte que participou de forma voluntária. A Claro foi a empresa mais bem colocada no ranking da acessibilidade em 2019.

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel no ano passado. Para a classificação, foram avaliados os indicadores:

  • Acessibilidade na Página da Internet (API)
  • Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA)
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA)
  • Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI)

Veja a classificação geral:

1º lugar – Claro
2º lugar – SKY
3º lugar – VIVO
4º lugar – TIM
5º lugar – Oi
6º lugar – Algar

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras mais bem avaliadas são as seguintes:

 

Entre as ações que deram a liderança à Claro, estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português – Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

 

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