Claro e Ericsson demonstram transmissão holográfica durante show em São Paulo

Transmissão em 5G usou 100 MHz da frequência de 3,5 GHz, combinados com faixas LTE

A Claro e a Ericsson realizaram no domingo, 20, no Allianz Parque, uma transmissão de dados por rede móvel 5G. A rede serviu para a exibição de uma holografia em tempo real do Brasil diante de um grande público, através da qual o músico Lucas Lima apareceu no palco do espetáculo Led Zeppelin In Concert, apresentado pela Nova Orquestra.

O concerto, regido pelo maestro Eder Paolozzi, celebra os 50 anos dos dois primeiros álbuns da banda britânica Led Zeppelin. Lima tocou a música Black Dog, de Led Zeppelin, em seu violino, embora estivesse na sede da operadora, a 17 quilômetros de distância.

Isso só foi possível pelas baixíssimas latências da rede 5G, que elimina o atraso da transmissão, e pelas altíssimas velocidades de transmissão, que permitem recriar uma imagem virtual, capturada em estúdio especial, a partir de diversas câmeras que fazem o mapeamento 360 graus da pessoa que terá sua imagem projetada.

O 5G é a nova geração da tecnologia móvel a ser disponibilizada no Brasil. Isso deve ocorrer após o leilão de frequências, previsto para ser realizado pela Anatel no próximo ano. Enquanto isso, a Claro já realiza testes desde 2018, quando foi a primeira operadora a instalar uma antena 5G no país, na Ilha do Fundão.

A Claro e a Ericsson disponibilizaram ainda óculos de realidade virtual (VR) com streaming e conectados ao 5G, com os quais o público pode vivenciar uma experiência imersiva, em meio à orquestra. Uma câmera de até 8k de resolução, e filmagem em 360°, foi instalada entre o maestro Eder Paolozzi e a Nova Orquestra. Esse equipamento, usando a tecnologia VR, possibilitou assistir em tempo real a movimentação do maestro e dos músicos pelo palco.

Infraestrutura

Para permitir a realização da demonstração, a Ericsson instalou no Allianz Parque uma rede 5G composta pela solução AIR 6488 (que agrega rádio e antena em um produto só) com Massive MIMO – que é uma feature que permite múltiplas conexões simultâneas em um mesmo dispositivo.

A rede foi operada na frequência 3,5Ghz com largura de banda de 100MHz, autorizada pela Anatel, atingindo taxas acima de 1 Gbps. Essas taxas foram alcançadas graças à combinação das faixas de frequência LTE com a faixa de frequência 5G, mostrando assim a compatibilidade e convivência entre as duas tecnologias.

Além da rede 5G, a capacidade de rede comercial 4.5G da Claro foi triplicada no interior do Allianz Parque por meio da agregação de quatro faixas de frequência LTE, irradiando em quatro antenas Dual-beam posicionadas na horizontal, a fim de garantir melhor atendimento às características da Arena.

Para garantir alta capacidade da rede e baixa latência para atuais e futuros casos de uso do 5G, a rede de acesso foi integrada a uma solução vEPC da Ericsson. O Virtual Evolved Packet Core (vEPC) é uma estrutura para virtualizar as funções necessárias para convergir voz e dados em redes 4G Long-Term Evolution (LTE). O vEPC move os componentes individuais da rede principal, tradicionalmente executados em hardware dedicado, para servidores centralizados. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10344