Cisco fará smart grid para Eletropaulo


A Cisco vai implementar o smart grid da AES Eletropaulo em Barueri, na Grande São Paulo. O projeto, de R$ 75 milhões, financiados pela FINEP, prevê a instalação de 62 mil medidores inteligentes, dos quais 2 mil em comunidades de baixa renda, impactando diretamente 250 mil pessoas.

Além de fornecer dados em tempo real para a concessionária, a tecnologia vai alertar automaticamente os clientes sobre falhas ou interrupções na distribuição de energia. O cliente, por sua vez, poderá acompanhar o seu consumo diariamente, por meio da página da Eletropaulo na internet.

PUBLICIDADE

As empresas projetam também a implementação de uma segunda fase, em que será possível o pré-pagamento da fatura elétrica (como acontece com os celulares), microgeração em larga escala de energia renovável e a aplicação de tarifa diferenciada de acordo com o horário de consumo.

A Cisco irá fornecer o módulo de comunicação. A solução integra radiofrequência – que transmite as informações por meio de rede sem fio (RF MESH 6LowPAN) – e PLC (Power Line Communication) – protocolo que utiliza o próprio cabo elétrico para transmissão de dados. Barueri foi escolhida como cidade piloto, pois possui todas as características que refletem os grandes centros urbanos. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Cade assina TCC com empresas de recarga de celulares
Próximos Concessionárias locais querem revisão do modelo de telecom