César Alierta deixa presidência do grupo Telefónica


cesar alierta telefonicaCésar Alierta, presidente-executivo do grupo espanhol Telefónica, está deixando o cargo. A iniciativa parte do próprio Alierta, que comanda a companhia há 16 anos. Ele indicou como substituto José María Álvarez-Pallete, atual COO. No Brasil, o grupo controla a Telefônica Vivo.

O conselho de administração da Telefónica votará a indicação em reunião no próximo dia 8 de abril. Alierta deixa a presidência-executiva, mas não a empresa. Continuará como integrante do conselho, cargo que detém há 20 anos. Também continuará na presidência-executiva da Fundação Telefónica.

Em comunicado, o grupo ressalta que, durante o comando de Alierta, a companhia se transformou em uma multinacional de alcance global, alcançando posição de liderança de mercado no Brasil, Alemanha, Espanha e América Latina.

PUBLICIDADE

O potencial substituto, Álvarez-Pallete, comanda as operações desde 2012. Nascido em Madrid, na Espanha, Pallete é economista. Já presidiu a Telefónica Internacional, a Telefónica Latinoamérica e a Telefónica Europa. Integrou o conselho de administração em 2006. Alierta considera que Pallete é o executivo mais preparado para reposicionar a companhia no setor digital.

 

Anterior Dilma nomeia Pedro Varoni diretor-geral da EBC
Próximos Usuário dá nota 7 para serviço de telecom. Atendimento e cobrança são os mais reclamados.