PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia

CES 2023: Casa Conectada, carros, chips e acessibilidade em games

Uma seleção de inovações que apareceram na CES 2023, evento de eletrônicos de consumo que acontece até domingo, em Las Vegas, nos EUA.

Está acontecendo até domingo, 8 de janeiro, em Las Vegas, a Consumer Electronics Show. O evento pretende apresentar algumas inovações que chegarão às lojas neste e nos próximos anos, entre computadores, celulares e até carros. Confira, abaixo, uma seleção do que rolou por lá nos últimos dois dias.

Internet das coisas e cibersegurança

A Internet das coisas (IOT) não ficou de fora dos anúncios da CES de 2023. A gigante coreana, Samsung, trouxe ao público novidades do seu sistema SmartThings que apresenta as novidades Home Monitor e  Pet Care que, respectivamente, cuidarão da casa inteligente e dos animais de estimação dos usuários. Junto com novidades de internet das coisas, ferramentas de segurança digital também foram muito exploradas pela feira até o momento. 

A Sul coreana, por exemplo, apresentou seu sistema Knox Matrix que torna a casa inteligente do usuário mais segura através da utilização de blockchain. Passo esse cobrado pelo público após a divulgação e perda de confiança do usuário com inúmeras notícias de vazamentos de imagens e dados por equipamentos Smart. 

Conversando com a advogada especialista em direito e segurança digital, Patrícia Peck, a defensora vê com bons olhos esse passo. “Não é incomum ouvirmos e lermos sobre imagens vazadas e câmeras invadidas de webcams, aspiradores, geladeiras e assistentes pessoais. Com a popularização da rede 5g esses acontecimentos atingiram ainda mais pessoas ao redor do mundo, a ferramenta Knox Matrix da Samsung é resultado de uma cobrança do consumidor para consumo seguro de ferramentas smarts no dia a dia” 

Acessibilidade nos Games

Mostrando buscar integrar ainda mais pessoas nesse mercado crescente a Sony, empresa produtora do Playstation 5, anunciou um novo controle para jogadores com deficiência. Composto por um corpo modular e customizável conforme a necessidade, o controle promete inserir novos jogadores a nova geração de videogames e permitir mais conforto a essa parcela de jogadores muitas vezes esquecidos. O periférico não possui data de lançamento.

Affela, a marca de carro do futuro 

A Sony e Honda anunciaram a Afeela, marca de carros elétricos de luxo, criada para competir com a Tesla do bilionário Elon Musk. A empresa mostrou apenas um protótipo na CES 2023, e diz que os primeiros modelos devem chegar ao mercado norte americano só em 2026. 

Novidades sobre o Sistema Android

A Google também participou da CES deste ano, e apresentou novidades de software e uma parceria com o Spotify. O sistema Android é o mais utilizado pelos celulares ao redor do mundo. O Android Auto (Ferramenta de comunicação com displays multimídias de veículos), trouxe mudança na notificação de consumo do veículo, e notificações de mídias pelo sistema, melhorias na qualidade dos mapas e novas métricas de recursos disponíveis com parceiros.

Avanços na computação

A AMD, fabricante de chips, anunciou os processadores Ryzen 7045HX e Ryzen 7040, para notebooks; Ryzen 7000 Series X3D e AMD Ryzen 7000 Series 65W para desktops. 

*Ettory Jacob é estagiário de jornalismo no Tele.Síntese

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado