Carioca vai poder pagar IPTU com cripto, em 2023

Com a iniciativa, o Rio passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer a opção de pagamento de um tributo com criptoativos.
Carioca vai poder pagar IPTU com cripto em 2023- Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O carioca poderá pagar o IPTU com criptomoeda a partir de 2023, conforme anunciou a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 25, durante o evento Criptoatividade Carioca, organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Com a iniciativa, o Rio passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer a opção de pagamento de um tributo com criptoativos.

A Prefeitura do Rio de Janeiro quer adotar também outras tecnologias relacionadas, como os NFTs, para impulsionar os mercados de arte, cultura e turismo da cidade.

Criptoatividade Carioca

O Prefeito Eduardo Paes, considerado um entusiasta em novas tecnologias, anunciou que os cidadãos poderiam pagar os impostos com Bitcoin em janeiro deste ano. Na ocasião, ele instituiu, inclusive, para que um grupo de trabalho fosse criado de forma a propor ações de estímulo ao desenvolvimento de um mercado cripto na cidade.

Para viabilizar o pagamento de IPTU com criptoativos, o Rio vai contratar empresas que farão a conversão das criptomoedas em reais. Dessa forma, a Prefeitura receberá 100% do valor na moeda corrente.

“Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado. Agora, quem investe em criptomoedas e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. A intenção da Prefeitura no futuro é ampliar o pagamento via cripto para outros serviços, como corridas de táxi.

NFTs na pauta

Quanto a adoção dos tokens não fungíveis, que também consta dos planos da Prefeitura, será realizada uma  audiência pública para receber e apresentar sugestões para desenvolvimentos com NFTs.

O relatório já sugeriu a criação de NFTs da Prefeitura com imagens de pontos turísticos. Além disso, podem ser criados espaços para artistas fazerem intervenções que depois virariam NFT. A ideia é utilizar esses ativos criptos para estimular as artes, a cultura e o turismo na cidade por meio de NFTs.

(Com CriptoFácil)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770