PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Competição

Cade aprova aporte adicional de recursos na Americanet

Operação será feita por meio do aumento de capital social, com ações adquiridas por fundo gerido pelo atual dono da empresa

Crédito: Freepik

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrição, o investimento adicional na Americanet pelo Warburg Pincus LLC, gestor de private equity com sede nos Estados Unidos . A operação se dará  por meio de um aumento de seu capital social com a subsequente emissão de novas ações a serem subscritas, em parte pelo FIP WP e, em parte, por Invest Special, ambos atualmente acionistas da Holding.

Após o aumento de capital os acionistas FIP WP, Lincoln Oliveira e Invest Special Situations FIP Multiestratégia passaram a ter, respectivamente, 59,3%, 21,8% e 18,9% das ações.

A justificativa para a operação é de se tratar de uma boa oportunidade para o FIP WP consolidar seus investimentos no setor de telecomunicações. Para a Americanet, foi reforçar o capital para incrementar os investimentos no setor de telecomunicações.

A operação foi notificada apenas no Brasil, e  está sujeita à aprovação da Anatel

Em seu parecer, a Superintendência-Geral do Cade afirma que nem o FIP WP, nem os demais fundos de private equity geridos pela Warburg Pincus LLC, possuem outra investida que atue em serviços de telefonia fixa comutada (STFC), serviços de comunicação multimídia (SCM) e serviço móvel pessoal (SMP); serviços de provedores e internet (processamento eletrônico de dados em geral e de hospedagem de sistemas e websites na internet; comercialização de aparelhos de telecomunicações) e prestação de serviços de reparação, manutenção e montagem de equipamentos eletrônicos e serviços de data center no Brasil.

“Assim, tem-se que a operação não resulta em qualquer reforço de sobreposição horizontal ou relação vertical entre as atividades da Americanet e de WP XII, não demandando-se, deste modo, uma análise mais aprofundada dos mercados de atuação da empresa”, ressalta o órgão antitruste. O investimento foi aprovado sem restrição.

A Americanet está presente no segmento “Business to Business”, atendendo principalmente empresas de pequeno e médio porte, e também tem uma forte atuação no B2C, atendendo clientes residenciais.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Capacity LATAM 2024 vai debater conectividade e inovação na América Latina
Evento acontece nos dias 12 e 13 de março, com presenças de BNDES, META, AWS, Algar, Telxius , Mega Telecom, Elea Digital, Ufinet e mais.

 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado