Cadastro positivo receberá 20 milhões de novos registros

Acordo assinado pelo BC com gestoras de dados garantirá 20 milhões de novos registros ao cadastro positivo e 120 milhões de atualizações.
Acordo assinado pelo BC com gestoras de dados garantirá 20 milhões de novos registros ao cadastro positivo e 120 milhões de atualizações.
Cadastro Positivo beneficia-se de ação tomada perlo BC (Crédito: Freepik)

Nessa segunda-feira, 20, o Banco Central (BC) assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza a troca de informações entre gestoras de banco de dados (GBDs). A instituição estima que isso acrescentará 20 milhões de novos registros ao Cadastro Positivo.

Além dos novos registros que informaram dados de clientes em pequenas instituições financeiras e/ou deslocados de grandes centros urbanos,   a parceria complementará as informações financeiras de outros 120 milhões de números de CPFs e CNPJs contidos no Cadastro Positivo. 

Com a presença de sete gestoras de dados (GBDs) atuante no Brasil. Sendo elas: Boa Vista Serviços S.A., Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL – SPC Brasil, Gestora de Inteligência de Crédito S.A. (Quod), Serasa S.A. e TransUnion Brasil Sistemas em Informática Ltda. 

A iniciativa busca impulsionar a inclusão de informações ao Cadastro Positivo, permitindo que uma série de pessoas e empresas tenham score (nota) de crédito. 

Para o total funcionamento, o BC compartilhará mensalmente dados dos contratos de crédito provenientes do Sistema de Informações de Créditos (SCR) com as GBDs. Incluindo a identificação das partes contratuais, data do início de relacionamento com as instituições financeiras, modalidade da operação, número de prestações, saldo devedor e garantias oferecidas. 

Por sua vez, as GBDs fornecerão ao BC informações sobre deveres fiscais em pagamentos de serviços como água, luz e telefone, além do cadastro de opt-out (solicitação de cancelamento de cadastro no banco de dados). Trimestralmente, as GBDs enviarão o score dos clientes registrados em seus bancos de dados.

Com isso, a instituição espera conseguir informações mais completas e abrangentes sobre operações de crédito. Possibilitando o refinamento   dos modelos de avaliação de risco, resultando em notas de crédito mais precisas, colaborando com o processo de concessão de empréstimos e redução dos spreads.

A participação das gestoras de banco de dados (GBDs) foi voluntária. Cada acordo foi assinado individualmente, tornando o processo de celebração mais simples e facilitando o processo de adesão por eventual nova gestora de banco de dados. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Ettory Jacob*

Artigos: 40