C6 Bank e Nubank aumentam segurança de investidores

Locais Seguros do C6 permite que o cliente indique onde suas informações podem ser acessadas e SOS Nu funciona como uma central de segurança.
C6 Bank e Nubank aumentam segurança de investidores - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Os bancos digitais C6 Bank e Nubank anunciaram nesta semana novas funcionalidades para aumentar a segurança das transações e evitar os golpes financeiros em seus aplicativos.

Chamada de “Locais Seguros”, a nova funcionalidade do C6 Bank permite que o cliente escolha os lugares geográficos onde as informações sobre investimento podem aparecer na tela do aplicativo. Fora desses locais cadastrados, a carteira aparecerá zerada e não será possível realizar transações.

“A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de aumentar a segurança dos clientes e impedir que os recursos sejam acessados por terceiros, em situações de risco”, explica José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank. É possível cadastrar quantos endereços o cliente desejar, mas é preciso aguardar três dias para ter a validação do banco – o que também é uma medida de segurança.

A nova funcionalidade vem sendo desenvolvida pela equipe de segurança do C6 Bank desde o início do ano como parte do esforço para proteger os clientes do aumento de casos de roubo no país. A novidade está disponível, inicialmente, na plataforma de investimentos, mas o banco estuda ampliar a função “Locais Seguros” para outras áreas do aplicativo.

Em abril, o C6 Bank passou a contar com uma camada adicional de proteção para transações realizadas no aplicativo. Em transações financeiras consideradas de risco, o banco exige que usuário faça uma biometria facial e só permite que a transferência seja efetivada se a imagem estiver registrada em seu banco de dados. Se um rosto diferente ao do dono da conta for exibido na biometria, o app será desativado permanentemente naquele aparelho.

SOS Nu do Nubank

“SOS Nu” é a nova ferramenta de utilidade pública do Nubank. Ela funcionará como uma central de segurança, contendo informações, procedimentos e dicas de como agir em momentos adversos e de comprometimento de dados pessoais.

Na plataforma, é detalhado exatamente quais passos o cliente deve seguir caso algo aconteça. Além de indicar como as informações e o acesso a elas devem ser protegidos, não importa o modelo de telefone.

Como os criminosos estão sempre inovando na forma de como encontrar suas vítimas, o Nubank se viu na necessidade de ajudar os seus usuários e aumentar a sua segurança.

No SOS Nu é possível ter acesso a conteúdo envolvendo fraudes por meio de perda de senha, boleto falso, golpe via Pix ou WhatsApp, clonagem de cartão, entre outros. O novo recurso será atualizado constantemente e servirá para todos os clientes da plataforma.

(com assessorias)

 

 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770