BTG Pactual adquire o controle do Banco Econômico

O BTG Pactual não revelou os valores do negócio para adquirir o controle acionário do BESA, que está em liquidação extrajudicial, bem como de suas subsidiárias.
BTG Pactual vai comprar o Banco Econômico-Crédito: Divulgação
BTG Pactual Crédito foto: Divulgação

O BTG Pactual se comprometeu, nesta quarta-feira, 30, a adquirir o controle acionário do Banco Econômico S.A. (BESA), que está em liquidação extrajudicial, bem como de suas subsidiárias. Os valores do negócio não foram revelados.

“A operação faz parte da estratégia de investimentos da área de special situations do BTG Pactual, focada na aquisição e recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos”, afirmou o banco em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com o comunicado, a conclusão e fechamento da operação está condicionada à verificação de determinadas condições, dentre elas: a cessação do regime de liquidação extrajudicial do BESA, que será possibilitada pela liquidação ou saneamento de seus passivos financeiros; e a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Em setembro de 2021, após vencer o leilão realizado pelo BNDES e FGC (Fundo Garantidor de Créditos), o fundo FIDC NP Alternative Assets 1, administrado pelo BTG, ficou com os créditos do Banco Econômico que eram mantidos por essas instituições desde 1995, quando no Banco Central interveio no banco. Três participantes haviam se cadastrado para participar do leilão: NPL Brasil, FIDC NP Atlântico e o Alternative Asset 1, mas só o fundo do BTG fez lance, vencendo pelo valor mínimo, de R$ 937,750 milhões.

(Com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770