PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia e Inovação DMI

Brasileiros passam mais de 91 horas por semana na internet

Pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN dia ainda que horário de entrada na internet acontece às 8h33 da manhã e de saída às 22h13, sempre levando em conta apenas os maiores de 18 anos

72% dos idosos usam internet para serviços bancários, diz Febraban - Crédito: Freepik

Em uma semana normal, calcula-se que os brasileiros maiores de 18 anos passam mais de 91 horas usando a internet. É o que mostra estudo feito pela NordVPN, empresa multinacional de cibersegurança. Pesquisa recente da TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostra que, no Brasil, mais de 81% da população tem acesso à internet, e a pesquisa da NordVPN busca apresentar os hábitos dos brasileiros na rede.

Passar mais de 91 horas por semana na internet equivale a quase quatro dias, ou 197 dias por ano. Considerando que a expectativa média de vida da população no país é de 75,9 anos, o brasileiro passa 41 anos de sua vida na internet.

Outro resultado do levantamento da empresa de cibersegurança é que o horário de entrada na internet acontece às 8h33 da manhã e de saída às 22h13, sempre levando em conta apenas os maiores de 18 anos. A pesquisa ainda mostra que 43,5% dependem da internet para a maioria de seus hobbies e 36% dos respondentes não imaginam seu dia sem internet.

O estudo mostrou ainda que uma prática comum aos brasileiros é o compartilhamento excessivo de informações pessoais. Entre os dados mais divulgados publicamente estão nomes e sobrenomes (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), status de relacionamento (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%).

Idosos

A pesquisa da NordVPN levou em conta apenas os maiores de 18 anos. Vale lembrar que relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado há poucos dias diz que a maioria das pessoas com 60 anos ou mais no Brasil eram usuárias da internet no final de 2021. Esta é a primeira vez que o acesso à rede passa da metade da população nesta faixa etária, de acordo com este monitoramento.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Contínua, que investigou o módulo temático sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) no quarto trimestre do ano passado.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS