Brasil terá 100 milhões de acessos LTE em 2019


A banda larga móvel baseada na tecnologia LTE, chamada pelos operadores locais de 4G, vai representar 47,9% dos acessos móveis em 2019. Naquele ano, 100 milhões de pessoas vão usar a tecnologia. No terceiro trimestre deste ano, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), havia 49,3 milhões de conexões do tipo em funcionamento no país.

A estimativa foi divulgada hoje, 20, pela organização 5G Americas com base em estudo da consultoria Teleco. No total, os acessos de banda larga móvel representarão 91% das linhas móveis disponíveis no mercado em 2019. Espera-se que o rápido crescimento da LTE também seja catalizador para uma aceleração no desenvolvimento de fibra óptica para transporte em áreas que atualmente não contam com esta tecnologia, diferente do que já acontece em prédios recém construídos que contam com fibra óptica em sua estrutura desde sua construção.

Segundo a Teleco, a cobertura das redes celulares LTE tem mantido seu crescimento em 2016. No terceiro trimestre desse ano 60,7% da população contou com cobertura em ao menos uma rede deste tipo, o que indica que em um ano observou-se um crescimento de 13,4 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

5g-americas-let-teleco

Anterior Para Idec, operadoras devem arcar com troca de celular analógico por digital
Próximos Regulador americano quer que veículos “conversem” entre si nas estradas