Brasil fecha trimestre com 38,5 milhões de acessos em banda larga


Os acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil alcançaram 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Trata-se de um avanço de 51,5% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Segundo consultorias internacionais, o país fica na oitava posição no mercado mundial de banda larga móvel e em nono lugar entre os países com maior número de acessos fixos.

Na banda larga fixa, conforme o levantamento, os acessos alcançaram 14 milhões ao fim do trimestre, 20,5% de crescimento em relação a março de 2010. As conexões em banda larga móvel – que compreendem as oferecidas por meio de modems de conexão à internet e terminais de terceira geração (3G), como os smartphones – tiveram uma evolução de 77,7% e passaram de 13,7 milhões para 24,4 milhões no mesmo período.

PUBLICIDADE

O levantamento mostra também que os acessos em banda larga fixa  com velocidades inferiores a 1Mbps estão em declínio. As conexões mais rápidas, acima de 2Mbps, já representam 20% dos acessos e é nesta faixa que se verifica o maior ritmo de crescimento. Várias prestadoras estão realizando investimentos para a introdução de ultravelocidades, com a implantação de projetos de FTTH (Fiber to the Home). (Da Redação)

PUBLICIDADE
Anterior Copa do Mundo exige leilão de 4G até meados de 2012, afirma Rojas.
Próximos Cadastro 28º Encontro