PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Gente

Brasil elege todos os técnicos que indicou para os grupos da UIT-R

Pela primeira vez, o Brasil assumirá uma das presidências do grupo de trabalho do Setor de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e também ocupará quatro vice-presidências.
UIT-R
Radiocommunication Assembly 2023 (RA-23)

O Brasil elegeu cinco técnicos da Anatel para integrar os grupos da UIT-R (Setor de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações), na plenária da Assembleia de Radiocomunicação (RA), que acontece até amanhã, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Essa é a reunião que indica os integrantes dos grupos técnicos da área mais importante da UIT, que regulamenta o espectro de frequência para todo o globo, cujas decisões são tomadas na Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC). A Conferência será realizada entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro, também em Dubai.

Pela primeira vez, o país contará com um representante na presidência de um dos grupos de trabalho. É Thiago Aguiar, que foi eleito para a presidência do SG6, que cuida dos serviços de radiodifusão. Aguiar é servidor de carreira da Anatel, e atualmente está na Coordenação-Geral de Inovação, Regulamentação, e sistemas do Ministério das Comunicações. Era o vice-presidente dessa comissão.

Raphael Garcia foi eleito para a vice-presidência do SG5 (o grupo voltado para os serviços terrestres). É servidor de carreira da Anatel e atualmente é o superintendente de Gestão Interna da Informação da agência.

Luciana Ferreira foi eleita para Vice-Presidência do SG4 (serviços por satélite).  Também do quadro permanente da Anatel, Luciana ocupa atualmente a coordenação de processos de satélite na gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da agência setorial.

Tarcísio Bakaus foi guindado  para Vice-Presidência do RAG (grupo assessor de Radiocomunicações). Também do quadro permanente da agência, atualmente é coordenador de processos de gestão do espectro em âmbito internacional na gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel.

 Afonso Rocha eleito para a vice-presidência da CPM27 (reunião preparatória para a WRC-27). Servidor da superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Rocha liderou, durante a reunião da Citel (Comissão Interamericana de Comunicações), que definiu as posições e propostas da região das Américas, o subgrupo sobre satélite, que resultou na aprovação de 15 propostas para a WRC.

As propostas brasileiras para a WRC podem ser conhecidas aqui

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado