Brasil detém quase 50% do mercado de serviços de Data Center na AL

Porém outros países, como México, Colômbia, Chile e Peru irão aumentar sua representatividade até 2021

shutterstock_Oleksiy Mark_Banda_larga_Comunicacao_Dados_Data_CenterA receita do mercado de serviços de data center, na América Latina, ficou em US$ 2,87 bilhões em 2016. Esse valor vai quase dobrar nos próximos anos, chegando a U$4,37 bilhões em 2021. A projeção é da consultoria Frost&Sullivan.

O Brasil representou 47,6% do mercado total no ano passado, seguido por México, com 25,8%, Chile, 8,5%, Colômbia, 7,6%, Argentina, 6,7% e Peru. com 3,8%. O serviço de hosting dedicado foi o mais demandado, com 49,2% de representatividade, seguido por disaster recovery (21,3%), storage (19,4%) e colocation (10,1%).

Conforme análise da consultoria, a competição neste mercado tem se acirrado, e as margens estão menores em função da “commoditização” da tecnologia. A saída será a oferta flexível e de serviços gerenciados. “Clientes preferem a flexibilidade do pagamento por uso proporcionado pela computação na nuvem. De modo similar, serviços gerenciados vão inaugurar uma era de modelos híbridos que combina infraestrutura com serviços que consigam se adequar as principais necessidades dos clientes”, conclui a F&S. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10408