PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia e Inovação DMI

Bradesco, Claro e Embratel se unem para explorar soluções 5G

Iniciativa envolve também a NTT Data Brasil e IBM. Primeiro piloto de soluções 5G já começou e foca o mercado imobiliário.
Bradesco, Claro e Embratel se unem para explorar soluções 5G - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Com foco em aprimorar o atendimento e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes, o Bradesco se uniu a Claro e a Embratel para cocriar, desenvolver e testar casos de uso que envolvam a tecnologia 5G. A parceria envolve ainda as empresas NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, além do hub de inovação da operadora, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora da Organização.

Um dos principais objetivos da iniciativa, centrada no aprimoramento da jornada do cliente, é avaliar o desempenho de aplicações 5G em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real sejam diferenciais para criar novas experiências para o cliente.

A primeira prova de conceito desenvolvida em conjunto pelas empresas para o banco tem como ponto de partida facilitar a busca por imóveis para serem financiados. A solução pretende agilizar a procura e a aquisição de imóveis, permitindo que o cliente faça buscas por filtros de interesses, navegue pelo modelo da propriedade em 3D e interaja com os ambientes em Realidade Aumentada e computação espacial por meio de aplicativo. O projeto-piloto já está em andamento em parceria com uma incorporadora.

Nos testes, por meio de um aplicativo desenvolvido pela NTT DATA Brasil, o usuário poderá apontar a câmera de seu smartphone para o prédio e um anúncio em Realidade Aumentada aparecerá na tela, possibilitando acessar todas as informações do imóvel, além de enxergar os ambientes internos do apartamento. Simultaneamente à exploração detalhada do imóvel, a ferramenta possibilita a simulação das condições para contratação do financiamento imobiliário.

“Trabalhamos com as tecnologias para o Metaverso há mais de dois anos no nosso laboratório de inovação”, diz Silvana Pioli Vallim, sócia da NTT DATA na área de banking. “Buscamos nos antecipar às necessidades das empresas por meio das tecnologias mais inovadoras e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes finais, tornando a jornada mais ágil e cômoda”.

Mais segurança 

Outro caso de uso que deve ser testado em breve é um protótipo que avalia o uso da tecnologia para ampliar a eficiência operacional e a segurança das agências. Para isso, em uma das unidades do banco, localizada na cidade de São Paulo, foi instalada uma rede 5G da Claro.

Por meio de câmeras digitais conectadas à rede 5G de alta velocidade integrada ao IBM Maximo Visual Inspection, será viavel analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real, o que ajudará a reduzir o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou comportamentos perigosos dentro das agências.

O IBM Maximo Visual Inspection é uma plataforma de análise de vídeo e imagem que aproveita modelos de aprendizado profundo e IA para treinar modelos complexos de visão computacional para habilitar e dimensionar rapidamente inspeções visuais e detectar e classificar objetos, com base no treinamento recebido pelo sistema; e devido aos valores de latência extremamente baixos da tecnologia 5G, as respostas imediatas podem ser analisadas. Neste projeto, o IBM Maximo Visual Inspection foi implementado pelo Magna, IBM Business Partner.

Enquanto a rede 5G é da Claro, a Embratel foi encarregada de montar o projeto para atendimentos das agências onde acontecerão os pilotos. “A partir da instalação da rede 5G nos ambientes de testes do Bradesco, realizamos um projeto com soluções personalizadas”, resume Antonio João Filho, Diretor-Executivo da empresa para o mercado financeiro.

(com assessoria)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS