PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado DMI

Bolsa sobe com resultado do primeiro turno

Os investidores avaliam que o 2º turno para a disputa presidencial é positivo e o dólar também apresenta queda.
Bolsa sobe após primeiro turno - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O mercado financeiro reagiu positivamente e a bolsa sobe, devido ao resultado do 1º turno das eleições de 2022. O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), teve alta de até 4,32% nesta 2ª feira (3.out.2022), passando de 110.036 pontos para 114.794 pontos. Já o dólar comercial caia 3,32% para R$ 5,21. Os investidores avaliam que o 2º turno para a disputa presidencial é positivo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) é melhor avaliado pelo mercado financeiro, por ter o ministro Paulo Guedes a frente da Economia. Guedes é defensor de pautas que atraem o mercado financeiro, como privatização e liberalização do mercado de trabalho.

A avaliação dos economistas é que um segundo turno é positivo por forçar os candidatos a apresentarem com mais detalhes o que pretendem fazer na economia, o que foi evitado até agora. No caso de Lula, que ficou em primeiro lugar na votação de ontem, espera-se alguma sinalização mais firme de como será composta sua equipe econômica.

Direita no Congresso

O resultado das eleições de ontem, 3, também para o Congresso Nacional é visto pelos economistas mais alinhados com a Faria Lima (rua de São Paulo que simboliza os bancos e sistema financeiro) como um bom alento para a economia liberal, visto que a direita, em diferentes partidos, somará 273 deputados na Câmara dos Deputados, além de ter ampliado bastante a sua representatividade no Senado Federal. O PL, atual partido de Bolsonaro, elegeu oito senadores em todo o país e será a maior bancada da Câmara Alta, resultado bem diferente ao que as pesquisas do primeiro turno apresentavam.

O resultado final foi bem diferente ao que indicavam as pesquisas eleitorais, com o fortalecimento do atual presidente Jair Bolsonaro. Lula teve 48,4% dos votos válidos, com 57,28 milhões de votos e Bolsonaro ficou com 43,2% dos votos, com 51,07 milhões de votos.

Foram eleitos no primeiro turno das eleições  15 governadores (a maioria buscando a reeleição) e haverá a segundo turno em 12 estados, no dia 30 de outubro, juntamente com o segundo turno das eleições presidenciais.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS