Portal de Telecomunicações, Internet e TICs

Negócios

Blue Marine conclui estudos para construção de malha óptica da Petrobras na Bacia de Campos

Blue Marine também já lançou 228 km de cabos na Bacia de Santos (SP) para a estatal.
A embarcação Bold Maverick, da Blue Marine, está implantando fibra para a Petrobras na Bacia de Santos (SP) e será utilizado também na Bacia de Campos (RJ) (Divulgação)
A embarcação Bold Maverick, da Blue Marine, está implantando fibra para a Petrobras na Bacia de Santos (SP) e será utilizada também na Bacia de Campos (RJ) (Divulgação)

A Blue Marine Telecom, empresa especializada na construção de redes ópticas submarinos e subfluviais, concluiu em outubro o estudo inicial para a implantação da Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos para a Petrobras.

Serão 800 km de cabos, que farão a interligação entre duas estações terrestres com 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore. O início das atividades em campo está previsto para o primeiro semestre de 2024, diz a empresa.

O estudo contempla a rota escolhida para a instalação do anel principal da malha, que interligará as plataformas e as bases em terra. Entre outros aspectos, o estudo detalha as características dessa rota, apontando quais serão as soluções de engenharia mais adequadas para que os cabos sejam instalados em segurança e qual a quantidade de material que deverá ser empregada.

A instalação da Malha Óptica Submarina da Bacia de Campos tem previsão para ser concluída até meados de 2025. O projeto inclui ainda a construção de uma “landing station” (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, no ES, além das obras de ampliação de outra estação, localizada em Barra do Furado, no município de Quissamã, RJ. A Blue Marine Telecom integra o Zmax Blueship Group, grupo brasileiro com logística de navegação integrada a soluções avançadas de engenharia.

A empresa também é responsável por outra grande iniciativa de conectividade da Petrobras, o Projeto Malha Óptica da Bacia de Santos (MOP-BS). Este compreende o lançamento de aproximadamente 900 km de uma linha tronco de cabo óptico submarino e vai interligar inicialmente treze Unidades Estacionárias de Produção (UEPs) da Bacia de Santos ao continente, com capacidade de expansão de até vinte UEPs futuras, segundo a estatal.

A Blue Marine informou que, no começo de outubro, a instalação da MOP-BS completou o lançamento de 228 km de cabos relativos ao tronco principal. O projeto deve ser concluído em 2024.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS

Acompanhando a trajetória do sol em painéis fotovoltaicos
Ao aprender com os girassóis, os rastreadores usam os recursos de machine learning para acompanhar o movimento do sol no sentido leste-oeste, aproveitando melhor incidência solar.

 

A IA Generativa está na pauta dos CEOS
Pesquisas indicam maior interesse e mais investimentos na ferramenta pelas empresas

FWA poderá ser impulsionado com recursos do Fust