Bitcoins são usadas por 250 mil brasileiros


shutterstock_ igor_stevanovic_bitcoinO número de brasileiros que usam bitcoins pode chegar a um milhão até o fim do ano. Essa é a estimativa do diretor-executivo da FlowBTC, uma plataforma de negociação de moedas digitais, Marcelo Miranda. Ele participou da primeira audiência pública promovida pela comissão especial, da Câmara dos Deputados.

Segundo Miranda, hoje entre 200 mil e 250 mil pessoas têm ou já tiveram moedas virtuais no Brasil. Essas transações financeiras virtuais são complexas e, apesar do número expressivo de participantes, não têm nenhuma regulamentação no Brasil.

Hoje, as pessoas físicas já são obrigadas a declarar as moedas virtuais no imposto de renda. Mas o responsável pela área da fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung, lembra que o controle feito pelo Banco Central e pela Receita são diferentes.

PUBLICIDADE
O Banco Central, explica Jung, vai dizer como devem ser praticadas essas operações, como controlar, monitorar e regular esse processo. Já o aspecto tributário diz respeito à Receita Federal. Nesse caso, o desafio é estabelecer como controlar as informações desses processos para garantir que tudo seja declarado ao órgão de forma correta.

Na avaliação de Jung, a utilização desse tipo de dinheiro virtual fragiliza o sistema tributário e pode favorecer crimes como os de sonegação, corrupção, extorsão. ( agência Câmara).

Anterior Demanda do segmento de consumo eleva previsões para o mercado de robótica
Próximos TIM já cobre 1850 cidades com 4G