Big techs sobrecarregam as redes? O debate do fair share

Uma conversa sobre os diferentes pontos de vista a respeito da participação das big techs no financiamento das redes de telecomunicações, a preocupação das operadoras, das gigantes e dos provedores.

capa tv sintese 16-06-23

No TV Síntese Semanal desta sexta-feira, 16, fica mais quente no Brasil o debate a respeito do fair share, a contribuição das big techs para a construção de infraestrutura de rede. As operadoras cobram participação das grandes geradoras de tráfego nos investimentos e alguma ação pública para garantir isso.

O assunto, no entanto, é polêmico. As teles alertam para incapacidade de sustentar investimentos com os baixos retornos que vêm registrando. As empresas de tecnologia alegam que o consumidor, ao assinar internet, já banca a ampliação da rede. E as pequenas provedoras de internet acham que terão aumento nos custos com transporte.

Operadoras cobram redução da carga tributária sobre telecom para 11,9%

Resultados da Oi

Além do debate sobre fair share, a semana teve ainda resultados da Oi no primeiro trimestre, como esperado, trouxeram novo prejuízo. Na fala a analistas, o presidente, Rodrigo Abreu, falou das expectativas em converter metade da dívida financeira em participação social e que gostaria de negociar o preço da Oi Móvel, questionado por Claro, TIM e Vivo, por fora da arbitragem atualmente em realização.

Abreu prevê conversão de até 50% da dívida financeira em equity na Oi

 

Europa vs. China

Por fim, o TV Síntese Semanal também comentou a recente decisão da Comissão Europeia de incentivar os países do bloco europeu de restringirem a Huawei e a ZTE, fabricantes chinesas, em seus mercados de telecomunicações.

5G: Comissão Europeia recomenda que Estados restrinjam Huawei e ZTE

 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4113