Base de smartphones supera a de tablets e PCs no Brasil


O mercado brasileiro de dispositivos conectáveis à Internet alcança uma marca significativa este mês. Segundo dados da 26º Pesquisa Anual da FGV/EAESP – CIA, o número de smartphones em uso acaba de ultrapassar o de computadores no país, ambos com uma densidade per capita na faixa de 75%. Conforme os dados levantados, há 306 milhões de dispositivos em uso no Brasil, dos quais 152 milhões de computadores (24 milhões são tablets) e 154 milhões de smartphones.

Conforme o estudo, a relação computadores X smartphones teve impacto da queda de 10% na venda de computadores no ano passado, a primeira em 30 anos. O mercado brasileiro conta com três computadores para cada quatro habitantes. A previsão da FGV é de que em dois anos o país tenha alcançado a marca de um computador para cada habitante. Ou seja, no período 2017/18 a base deverá ser de 208 milhões. Mesmo antes disso, o Brasil já está acima da média mundial de habitantes por computadores.

Para Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa, a relação dos brasileiros com os smartphones justifica os resultados alcançados. E além disso a existência da modalidade pré-paga tem influência no resultado pois acaba permitindo que o consumidor tenha mais de uma linha para se beneficiar dos planos de cada operadora.

PUBLICIDADE

No ano passado, segundo a pesquisa, foram vendidos 20,4 milhões de computadores. Mas este ano essa retração deverá ser revertida na avaliação dos pesquisadores da FGV, com comercialização de aproximadamente 22 milhões de unidades o que representaria uma expansão de 8%. Mais da metade desse resultado deverá vir da venda de tablets.

Anterior Há um mês em SP, Zuum contabiliza 70 mil usuários
Próximos Negócio entre Nokia e Alcatel-Lucent pode esbarrar na regulação