Banda larga móvel: velocidade média no país é de 18,18 Mbps


A Ookla, empresa responsável pelo site SpeedTest, publicou hoje (8) um relatório sobre os índices de velocidade de acesso à internet obtidos pelas operadoras móveis brasileiras no primeiro semestre. Os dados indicam que, em média, a velocidade do acesso na banda larga móvel, ou seja, via celular, é de 18,18 Mbps para downloads, 7,51 Mbps para upload, com latência de 63 milissegundos.

A empresa analisou os resultados de 3,6 milhões de acessos brasileiros ao site de medição de velocidade. Acessos estes realizados por 892,6 mil aparelhos únicos. A maior parte das medições se deu nos estados de Sul, Sudeste e Nordeste (em cinza escuro no mapa).

PUBLICIDADE

Ranking mobile

A empresa também fez um ranking das operadoras móveis conforme a velocidade de acesso. No caso, a Claro foi considerada aquela com banda larga móvel mais rápida do Brasil no primeiro semestre. Conforma os dados coletados, a operadora tinha velocidade média 26,71 Mbps para download, e de 9,20 Mbps para upload. O ranking também indica a Claro como a banda larga móvel mais rápida em 26 dos 27 estados. Roraima foi exceção, com liderança da Vivo.

O segundo lugar ficou com a Vivo, com velocidade média de download de 18,28 Mbps. Depois vieram TIM e Oi, com 14,77 e 11,65 Mbps, respectivamente. A melhor latência é vista na rede móvel da TIM, que registrou 48 ms de tempo de resposta, em média.

Anterior American Tower e Algar arrematam os ativos da Cemig Telecom
Próximos Promon tem novo presidente