Banda larga fixa da TIM chega a Goiânia


Depois de Salvador, Goiânia é a segunda capital, fora do eixo Rio-São Paulo, a receber a rede de banda larga fixa com tecnologia FTTH da TIM Brasil. O serviço está sendo lançado este mês em 83 bairros da cidade onde vivem 570 mil pessoas, 30% da população. Até o final do ano, a operadora promete lançar o serviço em mais uma capital em nova região onde ainda não oferece o serviço, provavelmente no Sul do país. E vai atender mais 11 cidades.

Com uma base de 415 mil assinantes, o serviço de banda larga fixa vem crescendo rapidamente. Fabiano Ferreira, Head da Unidade Residencial & PME da TIM Brasil, prefere não fazer projeções em números para dezembro, mas diz que o objetivo é manter o ritmo de expansão. De acordo com os resultados do 2T18, a base de clientes do TIM Live cresceu 30%.

Os investimentos da TIM em FTTH, segundo Ferreira, começaram em janeiro deste ano – até então a rede de banda larga fixa da empresa, limitada a São Paulo e Rio de Janeiro, era uma rede FTTC. Ou seja, a fibra não chega à casa do cliente, ela vai até o poste e de lá até a residência o sinal segue por par de cobre. “Em parte fizemos sobreposição da rede antiga e em parte novos trechos de rede nas duas capitais”, explica ele. Na Grande São Paulo também foram cobertas Mauá, Poá e Suzano. E na região metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Nilópolis.

No médio e longo prazo, toda a rede FTTC será substutída por fibra até a casa do cliente. “Essa é a tecnologia moderna que permite oferecer ultravelocidades, de 100 megas a 2 gigas”, diz Ferreira. Até o final do ano, a meta da operadora é implantar 2 mil quilômetros de fibra nessas cidades e em outras de regiões metropolitanas já atendidas. “Vamos expandir na região de Goiânia e Salvador”, informa Ferreira.

Os planos

Os planos TIM Live Ultrafibra oferecidos em Goiânia vão de 100 Mega a 2 Giga de velocidade – a maior disponível no mercado brasileiro, com preços a partir de R$ 130 mensais. O TIM Live é atualmente líder de velocidade, de acordo com pesquisa do serviço de streaming do Netflix.

Além do investimento em infraestrutura de rede, Ferreira relata que a TIM Brasil investiu também em renovação do portfólio com muito conteúdo, segurança e diversão. Como as parcerias de entretenimento com FOX, Esporte Interativo, Cartoon Network e Looke.

Os novos conteúdos de vídeo e entretenimento estão inseridos nas ofertas em combos de acordo com a velocidade contratada. Esporte Interativo, Cartoon Network e Looke já são parceiros da TIM desde junho de 2017, no segmento pós-pago móvel, com o TIM Black. A novidade na ultra banda larga é a associação com a FOX, permitindo ao cliente assistir a filmes, séries, documentários, esportes ao vivo, programas infantis e reality shows de 11 canais diferentes, onde e como quiser: FOX Sports, FOX Sports 2, FOX, FX, FOX Life, FOX Premium 1, FOX Premium 2, National Geographic, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids e Baby TV.

“Cada oferta, com preços muito competitivos terá seu pacote de conteúdo e TV Online. A oferta de 150 Mega, por exemplo, conta com 14 canais da FOX, Esporte Interativo e Cartoon Network por R$ 160 mensais. Ressalto que, todos os serviços podem ser comprados de forma avulsa também. Assim, o consumidor tem liberdade para fazer a melhor combinação para seu perfil de uso. É um custo-benefício muito relevante, um diferencial de mercado”, diz Ferreira.

Todos os planos contam com o TIM Live Fone, que funciona na tecnologia VoIP (Voz sobre IP). Basta o cliente conectar qualquer aparelho telefônico ao modem para realizar as chamadas.

A partir do plano de 300 Mega o cliente recebe o serviço de Power Wi-Fi, com equipamento de extensor do sinal de internet sem fio, garantindo assim a melhor experiência de cobertura dentro da residência. Ainda é possível utilizar o TIM SOS, que oferece uma assistência técnica por telefone para auxiliar o usuário na configuração de seus devices (tablets, home theater, notebook, impressoras, console de jogos etc) e em instalações de software e outros itens.

Outro benefício incluso na mensalidade é o pacote de proteção. São quatro serviços diferentes, disponíveis de acordo com o plano contratado: TIM Protect Segurança, que previne e elimina vírus dos devices cadastrados, TIM Protect Backup, com opção de armazenamento de arquivos na nuvem, TIM Protect Filhos, solução completa para os pais monitorarem a localização das crianças e suas atividades na internet, e TIM Protect Wi-Fi, que protege a conexão de aparelhos em redes públicas.

As ofertas TIM Live Ultrafibra contam ainda com dois novos serviços de valor adicionado: TIM Banca Virtual – com as principais revistas do Brasil reunidas em um único aplicativo – e o TIM Live Ensina, que entrega um vasto conteúdo para estudos e aprendizado, ideal para pesquisas escolares, vestibular, reforço para o ENEM etc. (Com Assessoria de Imprensa)

Anterior Sem teles, Futurecom põe foco nas tecnologias disruptivas
Próximos Trump quer impor nova sobretaxa a produtos chineses